No dia 29 de setembro de 2024, por volta das 17h50min, durante patrulhamento em João Monlevade, a guarnição do Tático Móvel da 17ª Cia PM Ind recebeu informações sobre a presença de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, que estaria circulando em um veículo roubado. Com base nessas informações, as equipes se deslocaram pela BR, em direção a São Gonçalo do Rio Abaixo, para averiguação.
Durante a operação, o veículo suspeito foi avistado trafegando no sentido contrário, em direção a João Monlevade. Ao perceber a aproximação policial, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade, realizando manobras perigosas, incluindo ultrapassagens pela contramão e jogando o veículo contra outros motoristas, colocando em risco a vida de civis e dos policiais envolvidos.
Após o cerco policial, o veículo foi imobilizado. O suspeito, em uma tentativa de fuga, tentou sair pela janela do carro e apontou uma arma de fogo em direção aos policiais. Para conter a iminente agressão, os militares reagiram, o que resultou em um confronto. O suspeito acabou caindo em um desfiladeiro às margens da rodovia.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro ao autor, que foi encaminhado ao Hospital Margarida, em João Monlevade. O autor não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Durante o atendimento médico, foi verificado um disparo de arma de fogo, que transfixou a perna do autor, à altura do joelho direito.
O veículo fiat pálio de cor preta, produto furtado, foi apreendido e removido ao pátio credenciado para as devidas providências. Foram apreendidos com o autor uma arma de fogo, pistola 9 mm, de uso restrito juntamente com 18 cartuchos.
A perícia compareceu ao local e realizou os procedimentos necessários.
Diante dos fatos, foram tomadas todas as providências de polícia judiciária para apuração dos fatos.
De acordo com os militares, o autor possui registros de envolvimentos em diversos crimes como tráfico ilícitos de drogas, ameaças, roubo e homicídio.