Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu 143 novas viaturas, incluindo caminhonetes caracterizadas e veículos SUV e sedan para unidades policiais. A solenidade de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/09), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os recursos para a aquisição das viaturas são provenientes de saldo de execução de convênios da bancada mineira no Congresso Nacional, do Fundo Nacional de Segurança Pública, de emendas parlamentares estaduais e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, totalizando um investimento aproximado de R$ 18,8 milhões.

Do montante de viaturas, dois veículos e uma van, destinada a projetos voltados à valorização do servidor, serão direcionados ao Hospital da Polícia Civil, enquanto as demais utilizadas por delegacias vinculadas aos 19 departamentos territoriais da PCMG nas diferentes regiões de Minas, além de unidades especializadas e áreas técnicas da instituição.

Combate ao crime

O investimento na frota reflete na execução de investigações criminais e serviços de polícia judiciária, reforçando a atuação da Polícia Civil no combate à criminalidade, sobretudo na repressão ao crime organizado. “Gostaria de ressaltar o compromisso inarredável da Polícia Civil de Minas Gerais em servir e proteger o povo mineiro e continuar trabalhando firmemente pela segurança pública no nosso estado”, pontuou a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.

Representando o governador Romeu Zema na solenidade, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, ressaltou o empenho dos policiais civis. “A viatura sem aquelas pessoas para usá-la não significa nada. Quem pode utilizar esse instrumento para fazer diferença são os nossos policiais. E hoje eu quero, em nome do governador, agradecer a cada um de vocês que dão um sim diário para proteger cada um de nós, pelo serviço que executam e pela missão de doar a própria vida se preciso”, frisou.

Renovação da frota

As aquisições fazem parte de um projeto estratégico da Polícia Civil de renovação da frota. No período de 2019 a 2023, a PCMG recebeu mais de 1 mil novos veículos, atendendo municípios das diferentes regiões de Minas Gerais.

Durante o evento, o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Jurandir Rodrigues Cesar Filho, pontuou a importância da modernização da frota: “As viaturas são instrumento de trabalho imprescindível, que permite que os nossos servidores cheguem com tranquilidade e segurança ao seu local de destino, mas também retornem a sua unidade policial com segurança”.

Municípios atendidos

Nesta entrega, recebem as viaturas unidades da PCMG em Abre Campo (uma), Andrelândia (uma), Alto Rio Doce (uma), Baependi (uma), Barão de Cocais (uma), Barbacena (uma), Belo Horizonte (73), Betim (quatro), Bonfim (uma), Caeté (uma), Cambuí (uma), Campos Altos (uma), Candeias (uma), Contagem (cinco), Curvelo (uma), Divinópolis (uma), Governador Valadares (duas), Guapé (uma), Ibirité (duas), Ipatinga (uma), Itambacuri (uma), Jaboticatubas (duas), Jaíba (uma), Januária (uma), Juatuba (duas), Juiz de Fora (uma), Lavras (uma), Mariana (uma), Monte Azul (uma), Montes Claros (três), Nova Lima (uma), Nova Serrana (uma), Novo Cruzeiro (uma), Ouro Preto (uma), Paraisópolis (uma), Patos de Minas (uma), Porteirinha (uma), Pouso Alegre (uma), Ribeirão das Neves (duas), Rio Novo (uma), Sabará (duas), Santa Luzia (três), São Francisco (uma), São Romão (uma), Sete Lagoas (uma), Teófilo Otoni (uma), Três Marias (uma), Turmalina (uma), Uberaba (uma), Uberlândia (uma), Unaí (uma), Vespasiano (três).