Foto: Redes Sociais

Um incêndio em um trem carregado com madeira foi registrado no município de Antônio Dias na tarde de ontem (25), por volta das 17h45. O incidente ocorreu na Rua Petrolina Fernandes de Oliveira, altura do nº 1252, e o atendimento às chamas se estendeu até o início da madrugada, por volta da 01h.

Cerca de 30 dos 96 vagões da composição estavam lotados com troncos de madeira, aparentemente eucalipto. Os bombeiros constataram que cerca de 50 brigadistas da empresa estavam no local, aguardando o desligamento de um cabeamento energizado que passa próximo à linha férrea para iniciar o combate ao fogo, apoiados por 10 caminhões pipa com capacidade entre 10 mil e 25 mil litros de água.

Enquanto não havia confirmação da desenergização da rede, as equipes realizaram reconhecimento da área, verificaram a presença de vítimas e bens nas proximidades e realizaram o resfriamento preventivo da vegetação ao redor. A ação inicial visava retardar o avanço do fogo e isolar os vagões já incendiados para proteger os demais.

O acesso ao local do sinistro foi complicado para as viaturas e caminhões pipa, dificultando o trânsito. Por volta das 21h30, a empresa confirmou que as linhas e postes estavam desenergizados, permitindo o início do combate em duas frentes. Assim que possível, os brigadistas movimentaram os vagões para isolar os focos de incêndio e proteger os vagões não atingidos.

Durante a operação, foram adotadas medidas de segurança, pois os vagões estavam em uma região de declive, representando risco caso os freios falhassem devido ao calor. Com o trabalho das equipes, as chamas foram combatidas e o incêndio debelado, sem vítimas registradas.