Representantes da Gerência de Transportes de Sabará e equipe da Transita

Nesta semana, representantes da Prefeitura de Sabará fizeram visita técnica em Itabira para conhecer de perto a excelência do sistema público de transporte coletivo itabirano, incluindo o pagamento de subsídio, o programa Integração e os novos pontos de ônibus.

Os visitantes – servidores Victor Augusto, Júnior Silva e Johnny Henrique -, integram a gerência de Transporte Público e a Guarda Civil Municipal de Sabará.

O time da Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira (Transita) apresentou sua sede, bem como a da empresa Viação Itabira (Vita), atual concessionária do transporte público municipal.

Com o objetivo de tornar o transporte público mais acessível, humano e de qualidade, o diretor de Transporte, Estevam José, e a gerente de Serviços do Transporte, Bianca Horta, detalharam os trâmites de negociações dos contratos e apresentaram dados consolidados sobre o sistema de gestão do transporte público.

Melhorias e inovações no transporte público de Itabira

A Prefeitura de Itabira e a Transita, em parceria com a Viação Itabira Vita, têm trabalhado de forma efetiva para oferecer maior qualidade aos usuários do transporte coletivo. Nos últimos anos foram adquiridos 20 novos veículos pela concessionária Vita, proporcionando maior conforto e dignidade aos usuários. No entanto, ainda neste ano, a Transita espera a substituição de mais 15 veículos, mantendo a idade média da frota abaixo de cinco anos. 

A redução da passagem para R$ 3 só foi possível porque a Prefeitura cobre R$ 3,35 através de subsídio. Além disso, ajustes de horários e alterações de itinerários foram efetivados para atender melhor as pessoas, beneficiando ainda, moradores dos bairros que não eram contemplados, como Belleville, Buritis, Belo Monte, Quilombo Oliveira Castro e Engenho.

Atualmente, o transporte público em Itabira atende 89,2% dos bairros, com os outros 10,8% sendo bairros em aprovação. Entre abril de 2023 e março deste ano, foram transportados, em média, 548,14 passageiros mês, com um crescimento contínuo devido ao valor acessível da passagem e ao programa Integração, que permite ao passageiro utilizar dois ônibus pagando apenas uma passagem. Apenas no primeiro trimestre deste ano, 92.322 usuários já se beneficiaram com o programa.

Sistema de fiscalização e monitoramento

Os fiscais de transporte da Transita, Willys Celso, Gleidson dos Anjos e Marcelo da Conceição participaram do encontro e explicaram a rotina de fiscalização e coleta de dados da quilometragem rodada (realizada durante a madrugada) e da bilhetagem eletrônica, destacando o sistema online de monitoramento em tempo real, que auxilia no controle dos itinerários e horários, acusando atrasos de viagem e eficientemente auxiliando na fiscalização do transporte público.

Os representantes de Sabará visitaram ainda a garagem da empresa Vita, onde conheceram a frota e o sistema de gestão, que inclui a reutilização de água e o controle de resíduos, minimizando os impactos ambientais. Também conheceram as áreas de manutenção mecânica e trocaram informações com os gestores da Vita.

O gerente Júnior Silva elogiou a qualidade do serviço de transporte em Itabira, ressaltando a importância da dedicação e do esforço para alcançar resultados positivos. Em sua opinião, a redução tarifária, a criação de novas linhas e a modernização das formas de pagamento são exemplos de políticas públicas bem-sucedidas. 

“A visita técnica foi excepcional. Quando agendamos essa visita, já tínhamos uma expectativa muito boa, mas ela foi superada. Valeu a pena demais aprender com todos vocês o trabalho que vem realizando na cidade. Não é fácil, não é um trabalho simples, é muita dedicação de horas e horas e dias de trabalho árduo para chegar a esse ponto de qualidade,” afirmou Júnior, que destacou ainda a importância do transporte público como um direito constitucional. “Ficou muito claro que esse serviço que vocês estão entregando à população se aproxima muito da definição prática do transporte enquanto direito constitucional. A qualidade não se resume à tarifa. O transporte tem qualidade, é acessível do ponto de vista do custo e acesso. À medida em que novas linhas forem sendo criadas, melhora o serviço ofertado à população: o acesso à saúde, educação, serviços sociais e comércio, impactando a economia, a questão das pessoas que usam para trabalhar diariamente, os estudantes. Enfim, acho que tudo isso tem um efeito cascata bastante positivo na cidade.”

Com esta visita, Itabira reforça sua posição como referência em transporte público de qualidade, acessível e sustentável, beneficiando a população e servindo de exemplo para outras cidades.

Apresentação do sistema online de monitoramento do Transporte Público de Itabira