Divulgação: Arteris

Está aberta a temporada de festas juninas em diversas regiões do país, em especial no interior de Minas Gerais e São Paulo. A diversão é certa, mas a Arteris Fernão Dias alerta para o uso de álcool nessa época do ano, que se combinada com volante, além de ser crime, pode custar a vida.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei Seca determina uma multa de R$ 2.934,70, além de suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Há ainda o risco de prisão, caso seja constatada a presença de álcool no sangue a partir de 0,34 mg/l. Além de ser infração gravíssima, possui o fator multiplicador que aumenta o valor base em 10 vezes. Caso o condutor seja flagrado novamente dirigindo embriagado dentro do período de 12 meses, sua CNH é cassada e uma nova multa é imposta, desta vez com valor em dobro.

“É importante reforçar que bebida alcoólica pode reduzir a capacidade de concentração e atenção ao volante e ocasionar acidentes graves nas rodovias. Usar celular enquanto dirige também. Por isso, seja responsável no trânsito e aproveite a folia com segurança”, destaca o gerente de Operações, Edivaldo Braga.

Ao longo do ano, a concessionária realiza diversas ações de conscientização com os usuários. Dentre as atividades realizadas, os motoristas podem sentir os efeitos do álcool com o uso do óculos simulador de embriaguez. Um circuito é montado com cones e os usuários precisam atravessar sem derrubar ou encostar em nenhum.

No trânsito, todo cuidado é pouco, principalmente em períodos em que o volume de veículos na estrada é maior. Se beber, não dirija, e se for dirigir, não beba e tente também conscientizar as pessoas próximas a não pegarem o volante.