Policlínica Municipal de Itabira - ASCOM PMI

No compromisso contínuo de aprimorar a infraestrutura e os serviços de saúde oferecidos à população, a Prefeitura de Itabira concluiu, recentemente, uma série de obras de reforma em várias unidades de saúde do município. Apenas nos últimos 15 dias, foram entregues à população, completamente revitalizadas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Santa Rosa e Amazonas/Areão e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Duas importantes unidades da atenção secundária para Itabira e região também ganharam destaque com os investimentos realizados pelo Município: Policlínica Municipal e Centro de Reabilitação. A conclusão dessas últimas obras foram apresentadas aos itabiranos na quinta-feira (13) e nesta sexta-feira (14).

Estas reformas não apenas modernizam as instalações, mas também garantem que os espaços sejam acessíveis a todos, proporcionando um ambiente propício e seguro para a prestação dos serviços de qualidade.

CEO: investimento aumenta a qualidade e oferta de serviços à população

A revitalização do prédio que abriga o Centro de Especialidades Odontológica (CEO) e o Pronto-Socorro Odontológico (PSO) promoveu a modernização e ampliação dos serviços de saúde bucal. As obras incluíram melhorias na infraestrutura, equipamentos e medidas para garantir segurança e conforto aos pacientes. O CEO oferece diversas especialidades odontológicas: endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), estomatologia (patologia bucal), odontopediatria (atendimento infantil), atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE) e cirurgias.

CEO – ASCOM PMI

Além disso, o CEO oferece atendimento de radiografia dental. Este serviço, disponível por meio de agendamento prévio após solicitação dos dentistas da atenção básica, inclui radiografias dentais comuns e, a partir de agora, também radiografias panorâmicas. Essa nova modalidade permite uma visão abrangente e detalhada do complexo dento maxilar, facilitando diagnósticos mais precisos em casos específicos.

O CEO opera mediante agendamento prévio, enquanto o PSO funciona 24 horas para atender emergências odontológicas.

Policlínica Municipal: atendimento amplo e especializado

Um marco dessa reforma foi a completa adequação da sala de raio-x – que abriga, desde 2004, o Centro de Diagnósticos para a realização de exames de raio-x, eletrocardiograma e ultrassom -, e a aquisição de um tomógrafo japonês de última tecnologia instalado na novíssima e moderna sala de tomografia. “A Policlínica Municipal Virgílio José Gazire é um pilar crucial na oferta de serviços de saúde em Itabira, desde sua inauguração em setembro de 1988. Com esta reforma completa, a Policlínica está ainda mais equipada para atender às necessidades da comunidade”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage.

O espaço de saúde oferece consultas especializadas (pediatria, ginecologia, ortopedia, cirurgia geral, clínica médica, psicologia, infectologia, reumatologia, angiologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia e pneumologia), exames e programas de saúde específicos para Itabira e região. Destaca-se o Programa IST/AIDS/Hepatites Viais, que atende não apenas os usuários do município, mas também de outras 18 cidades pactuadas pela Gerência Regional de Saúde (GRS). Atualmente, o programa possui 629 usuários.

A Policlínica conta também com programas dedicados ao tratamento de hanseníase e tuberculose, é referência em vacinação e Teste do Pezinho, e é a única unidade de saúde em Itabira que possui uma Central de Material Esterilizado (CME) para esterilizar os próprios instrumentos e de todas as UBS do município.

Centro de Reabilitação: investimento na recuperação dos usuários da saúde

Uma das principais realizações das obras realizadas no Centro de Reabilitação é a reforma completa da piscina, que recebeu novos revestimentos cerâmicos e acessibilidade e agora possui aquecimento. Outro ponto que merece destaque é o novo espaço, mais adequado, da fisioterapia. “Este Centro é uma referência fundamental para a reabilitação no município, sendo o único serviço do tipo disponível para toda a população”, disse Marco Antônio Lage.

Centro de Reabilitação – – ASCOM PMI

Com uma média de 2.600 atendimentos por mês, o Centro de Reabilitação conta com uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo) dedicada, proporcionando tratamento especializado aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos serviços de reabilitação, o Centro também abriga e é referência em programas importantes como o Programa de Oxigenoterapia Domiciliar, Programa de Ostomia e o Programa Órtese e Prótese, que atendem pacientes de Itabira e diversos municípios da região.

Atenção primária: reformas nas Unidades Básicas de Saúde

A atenção primária também recebeu atenção especial, com a reforma de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos últimos dias, Marco Antônio entregou à população duas unidades completamente revitalizadas: as UBS Vila Santa Rosa e a híbrida Amazonas/ Areão. As obras nessas unidades incluíram melhorias na infraestrutura, como pintura, adequação dos espaços, acessibilidade e instalação de novos equipamentos, visando proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e funcional para usuários e servidores.

UBS Jorge – ASCOM PMI

A partir da conclusão dessas reformas e da construção de novas unidades, como a UBS Gabiroba, a UBS Fênix e a UBS Barreiro, todas em execução, a Prefeitura de Itabira reafirma o compromisso de fornecer serviços de saúde de qualidade, acessíveis a todos os cidadãos do município e região. O prefeito Marco Antônio Lage comentou que o investimento na melhoria contínua do sistema de saúde local reflete o empenho em promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade.

“Investir na saúde da população é uma prioridade para nossa gestão. Essas reformas e a construção de novas unidades representam um passo significativo para garantir que os itabiranos tenham acesso a serviços de qualidade e que as instalações estejam de acordo com as necessidades dos usuários e profissionais”, finalizou.