As inscrições para a capacitação de profissionais de educação e de saúde que irão atuar no Programa Miguilim – Saúde Ocular dos Estudantes estão abertas até o dia 17 de junho. Iniciativa conjunta das Secretarias de Estado Saúde (SES/MG) e de Educação (SEE/MG), o programa busca preparar profissionais para abordar questões relacionadas à saúde ocular entre os estudantes de toda a rede pública de Educação Básica.
Profissionais da saúde e da educação da rede pública de ensino básico podem se inscrever por meio deste link para participarem da Turma 1. A formação acontecerá de 18 de junho a 18 de julho, com um total de 5 mil vagas disponíveis.
O curso, com uma carga horária de 20 horas, será ministrado online, na Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG e abrange temas como normativas gerais, estratégias de promoção e prevenção da saúde ocular, procedimentos de triagem, fluxos de atendimento e registro de atividades. Será exigido um aproveitamento mínimo de 70% para a certificação dos cursistas, que será emitida na mesma plataforma.
O Programa Miguilim
O Programa Miguilim é uma iniciativa da SES/MG e SEE/MG, instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. Por meio do programa, será possível ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas em todo o estado.
O programa visa a realização de triagem auditiva e visual no ambiente escolar, favorecendo a identificação precoce de alterações auditivas e visuais, além de ampliar a abrangência na atenção especializada para a realização de exames oftalmológicos e auditivos e consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia.
Além dos exames clínicos especializados, o Miguilim também prevê a concessão de óculos para todos os educandos que tenham indicação, de forma a propiciar a melhor acuidade visual possível.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.