Em comemoração ao centenário da matriarca do Quilombo Morro Santo Antônio, em Itabira, região Central do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) homenageou, nesta segunda-feira (10/6), Maria Gregório Ventura (Dona Tita) com o certificado de reconhecimento e agradecimento por sua história de luta, resistência e resiliência nesses 100 anos de vida.
Na oportunidade, policiais civis e servidores administrativos da 3ª Delegacia Regional em Itabira foram até a comunidade quilombola para entregar o certificado à Dona Tita, que ainda recebeu flores da equipe da PCMG.
“A representatividade da matriarca quilombola, Dona Tita, evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência. Os ensinamentos compartilhados, as histórias contadas e a arte inspirada são expressões de um saber quilombola que todos devemos experienciar, sobretudo para aprendermos a ressignificar a simplicidade da vida”, exaltou o delegado regional Diogo Luna Moureira, que ainda acrescentou: “Dona Tita é a expressão viva de toda essa potência”.
Também participaram da confraternização representantes da comunidade, entre eles Dona Rosinha, mulher de expressiva representatividade na defesa dos direitos do povo quilombola em Minas Gerais.
O ano de 2024 é reconhecido em Itabira como o “Ano Municipal do Centenário da Matriarca Quilombola Tita”, nos termos da Lei Municipal nº 5.471, de 6 de novembro de 2023.