A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), situada no bairro Loanda, estendeu seu horário de atendimento na última quarta-feira (15) para a disponibilização de consultas médicas para a comunidade.
Foram efetuadas 40 consultas das 17h às 21h, distribuídas em três equipes médicas. Também foram ofertadas quase 20 vagas de coleta de citopatológico, totalizando mais de cinquenta atendimentos.
A gerência do Centro Social Urbano ainda informou que houve um aproveitamento de mais de 80% das ofertas de consultas, que estavam reprimidas. Além disso, foi realizado um momento informativo sobre hipertensão e diabetes para os pacientes que aguardavam atendimento.
O mesmo trabalho foi realizado na última terça-feira (14) na Unidade Básica de Saúde Dr. José Nelson Fagundes, no Novo Cruzeiro. No local, foram ofertados 20 atendimentos em horário estendido.
Para a gerente do Centro Social Urbano, Letícia Ábdon Caldeira, a extensão do horário de atendimento foi de grande importância e valia, por permitir uma maior proximidade com a população e um trabalho mais dinâmico entre as equipes. “O mais importante é que, de forma geral, foi possível perceber a satisfação da população com o atendimento e com a disponibilidade de horário. Sem dúvidas, foi de muito proveito”, destacou Letícia.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de João Monlevade, Raquel Paiva Drumond, as consultas em horário alternativo são imprenscindíveis para boa parte da população. “Além de atender a demanda espontânea dessas unidades, é também uma oportunidade para as pessoas que trabalham durante todo o dia e só conseguem estar na unidade no horário noturno”, salientou a secretária.