“A Unimed Itabira, cooperativa de trabalho médico e operadora de planos de saúde, comunica que sempre esteve e que continua aberta ao diálogo para se chegar a um acordo com o único prestador hospitalar no município de Itabira (o HNSD).
Nosso relacionamento comercial já possui aproximadamente trinta e três anos de duração. Neste período desenvolvemos parcerias com a entidade que permitiram a ampliação de 20 leitos de internação e a implantação do Pronto Atendimento e da Maternidade privados.
Em virtude de ser a única instituição hospitalar no município de Itabira elegível a prestar assistência aos clientes da saúde privada, o HNSD tem adotado postura arbitrária e abusiva na discussão do nosso contrato, tentando impor valores muito superiores ao razoável para o nosso mercado. Em nota divulgada imputam à Unimed Itabira procrastinação na negociação do contrato.
Na realidade, estamos discordando das propostas abusivas formuladas pelo hospital, e por este motivo a negociação tem encontrado muita dificuldade para avançar.
Os aumentos de custos em nosso setor da saúde são repassados em última análise aos clientes representando mensalidades mais caras. Aumentos abusivos podem inviabilizar a manutenção dos clientes na saúde privada e até mesmo levar a operadora de planos de saúde à insolvência. Fato que acabaria gerando sobrecarga à saúde pública.
Por termos o compromisso de cuidar da saúde de aproximadamente 30.000 clientes da nossa cooperativa e de clientes de outras singulares Unimed que aqui residem ou trabalham (em torno de 5.000) temos que zelar por uma negociação justa visando garantir nossa sustentabilidade e nossa missão.
Nosso projeto hospitalar é uma estratégia de longo prazo por exigir recursos muito vultuosos.
Enquanto não concretizarmos este sonho, somos extremamente dependentes dos serviços prestados pelo HNSD aos nossos clientes e clientes de outras singulares Unimed em Itabira.
Solicitamos a manutenção da assistência integral aos nossos beneficiários através de decisão judicial liminar enquanto estivermos no processo de negociação com o HNSD. Aguardamos o deferimento do pleito por considerarmos medida justa e ponderada.
Caso se mantenha a imposição arbitrária do HNSD, nossos clientes têm a opção de realizar os procedimentos menos complexos em clínicas credenciadas de Itabira com nossos cooperados ou procurar atendimento hospitalar eletivo (programado) na rede credenciada de Belo Horizonte e João Monlevade (cidades mais próximas) com cooperados destas outras singulares. Os atendimentos de urgência e emergência no HNSD seguem normalmente.
Nossa equipe de atendimento estará à disposição para auxiliar no que for possível. Esperamos resolver a situação da melhor maneira contando com o bom senso das partes envolvidas.”