O ano de 2023 representou um período de oportunidades para a Fundação ArcelorMittal em Bela Vista de Minas e João Monlevade. Com projetos voltados para cultura, educação e esporte, a empresa se aproximou das comunidades, proporcionando uma transformação significativa na vida dos moradores. Os resultados alcançados nessas duas cidades evidenciam a importância dessas iniciativas para mais de 21 mil pessoas.
Em Bela Vista de Minas, esses resultados foram apresentados em março na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da comunidade, da Prefeitura, da Câmara Municipal, das Escolas Municipais e Estaduais e dos Projetos e Associações da cidade. Em Monlevade, a atuação da ArcelorMittal foi apresentada durante o Conexão ArcelorMittal, realizado nesta quarta-feira (17/04) no Real Esporte Clube, também com a participação do Prefeito Laércio Ribeiro, de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, parceiros, entidades beneficiadas pelo programa Cidadãos do Amanhã e membros da comunidade.
Em João Monlevade, a Fundação ArcelorMittal buscou promover a democratização do acesso de diversas maneiras. Projetos como Acordes, Arte de Bordar, Fábrica de Grafitti, Mostra de Diversidade e Oficinas de Captação de Recursos representaram algumas das iniciativas no município que capacitaram profissionais interessados em atuar na área cultural, ao mesmo tempo em que aproximaram mais de 1 mil jovens da arte, música e iniciativas locais. Um destaque é o Diversão em Cena, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país, que encantou cerca de 7 mil espectadores com espetáculos gratuitos. Já em Bela Vista de Minas, o Diversão em Cena e o Rua de Brincar
foram acompanhados por cerca de 1,5 mil pessoas.
Por meio das Leis de Incentivo, a Fundação ArcelorMittal se destaca como a segunda maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e atualmente está entre as cinco maiores do Brasil, gerando oportunidades de inclusão e desenvolvimento. Com os projetos de
Formação de Atletas (vôlei), futebol de rua e handebol, a Fundação proporcionou atividades esportivas para mais de 300 pessoas em João Monlevade, promovendo iniciativas dedicadas à inclusão de crianças e adolescentes. Além disso, 1,5 mil pessoas participaram da Corrida e Caminhada Ecológica, realizada em agosto de 2023. Em Bela Vista de Minas, os projetos esportivos Futebol de Rua e Esporte Cidadão atenderam 194 crianças.
“Este ano, a Usina de Monlevade completa 89 anos e durante todo esse tempo manter a unidade produzindo tem sido um diferencial, pois traz muitos benefícios para a cidade. E essa tem sido a forma que buscamos trabalhar, através de parcerias, principalmente com o Poder Público local, respeitando os papéis e responsabilidade de cada um”, disse Fabiano Cristeli, diretor da unidade de negócio de Monlevade.
“Em 2023 pudemos contribuir de forma significativa para a formação esportiva, cultural e cidadã das crianças e adolescentes de Bela Vista de Minas. Reforçamos nosso compromisso com o município de estarmos cada vez mais presentes junto à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento por meio de nossos projetos sociais e diálogo aberto e transparente”, explica Marcos Geraldo Simoni – Gerente Geral ArcelorMittal Mina do Andrade
Na área da educação, João Monlevade foi beneficiada com ações da Liga STEAM, uma estratégia que visa contribuir para os desafios atuais da educação e para o desenvolvimento do país. Cerca de 400 educadores da rede pública municipal deram continuidade ao projeto de Formação de Educadores. Além disso, foram anunciadas inovações e melhorias, como a implantação, em 2024, de um laboratório de robótica Lego, equipado com impressão 3D e equipamentos de informática. No último ano, todo o esforço das iniciativas foi reconhecido com a premiação nacional para projetos da Liga STEAM relacionados à sustentabilidade. Bela Vista de Minas teve a participação de 34 pessoas no Prêmio da Liga STEAM. Já no Projeto VAI e no Projeto de Robótica, ambos da Formação de Educadores, contaram com a presença de 177 pessoas.
A Fundação ArcelorMittal também se envolve em atividades filantrópicas nas cidades. Em 2023, o programa Cidadãos do Amanhã mobilizou empregados, familiares, clientes, fornecedores e membros da comunidade para destinarem parte do Imposto de Renda aos
Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os recursos arrecadados financiaram projetos de proteção aos jovens em situação de vulnerabilidade social, além de ações de orientação e apoio sociofamiliar. Além do Fundo da Infância e Adolescência, também foram direcionados recursos para o Fundo do Idoso. Em Bela Vista de Minas, ao longo do último ano, o programa Ver e Viver realizou 119 triagens, 22 consultas e entregou 12 óculos. “Os resultados de 2023 da Fundação apontam o impacto positivo e significativo que conseguimos concretizar, expandimos nosso alcance, promovemos oportunidades e chegamos a novos territórios. Nos sentimos orgulhosos e gratos por essa jornada, trilhada com inúmeros parceiros, estamos prontos para irmos ainda mais longe.” Adriana do Carmo, gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal.
Em 2024, a Fundação almeja transformar mais vidas de forma coletiva e participativa,
contribuindo assim para um futuro melhor.
Esses foram os números da Fundação ArcelorMittal pelo Brasil em 2023:
● Investimos um total de R$51 milhões;
● Atendemos 60 comunidades;
● Mais de 4,5 milhões de pessoas envolvidos em eventos e ações das parcerias
estratégicas;
● Liga STEAM se firmou como um dos maiores programas de formação no assunto do
Brasil;
● Promovemos 14 modalidades esportivas;
● O Diversão em Cena teve 496 apresentações no ano, em 60 territórios, alcançando
um público de 119 mil pessoas.
Sobre a Fundação
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor.
Saiba mais em: www.famb.org.br.