Em 22 de março, sexta-feira, integrantes do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizaram, no município de São Lourenço, uma palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água para crianças do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino.
Na palestra foram abordados os temas “A jornada da água: da chuva à torneira” e “Jardins sustentáveis”, demonstrando a importância da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente para manutenção da vida. Além disso, as crianças puderam aprender sobre o ciclo da água na natureza, o processo existente até ela chegar na torneira de casa e a importância de se preservar as áreas de matas ciliares.
Os palestrantes foram estudantes da UNIFEI que integram o NEIRU: a bolsista Alana Lopes Junho, engenheira hídrica e doutoranda em Engenharia de Produção, e os estagiários Kevin Augusto Carvalho Rocha, graduando em Engenharia Civil, e Milena de Souza Oliveira, graduanda em Engenharia Ambiental.
O NEIRU é um núcleo de extensão da UNIFEI, criado em 2015 para dar suporte técnico especializado aos municípios brasileiros. Em São Lourenço, o NEIRU atua em projetos como o planos de Macrodrenagem e de Saneamento Básico e o Plano Diretor Municipal.
Para mais informações sobre o Núcleo, acesse o site https://www.neiru.org/, bem como suas redes sociais (Instagram, LinkedIn e YouTube).
Postagem no Instagram
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço integrou as ações de conscientização da população no Dia Mundial da Água, promovendo a citada palestra em parceria com a UNIFEI. Durante o evento, o presidente da autarquia, Eduardo Rodrigues, recebeu da Polícia Militar do Meio Ambiente uma muda de árvore nativa, que seria plantada na Estação de Tratamento de Água, próxima ao Rio Verde.
O representante do SAAE disse, em postagem feita no Instagram da entidade (https://www.instagram.com/reel/C41SBdytjgS/), que “a água é um recurso natural imprescindível para a manutenção da vida humana” e que “o SAAE está diretamente inserido no processo de fornecimento de água na casa de cada cidadão na cidade de São Lourenço”.
Na mesma postagem sobre o evento, Kevin Rocha, graduando de Engenharia Civil da UNIFEI, disse que o objetivo do evento realizado em São Lourenço foi apresentar às crianças, no Dia Mundial da Água, a importância da preservação dos recursos hídricos, mostrando toda a jornada por que a água passa para chegar até as torneiras das casas.
A graduanda de Engenharia Ambiental Milena Oliveira comentou na postagem que o NEIRU é responsável pelo Plano de Saneamento de São Lourenço e reforçou a importância de se conservar os recursos hídricos daquela cidade, os quais são muito importantes para o seu desenvolvimento.
Créditos: Instagram SAAE de São Lourenço – MG. / Instagram festivalviolacaipira.mg