A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (05), novas medidas para enfrentamento à dengue, chikungunya e zika, após reunião com a Defesa Civil e também com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Membros do Hospital Padre Estevam foram convidados, mas não compareceram e não justificaram a ausência. Os dados mais recentes apontam 445 casos prováveis de dengue no município.
As ações divulgadas vão, desde a extensão do horário das Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de 7h às 19h, até a utilização da Defesa Civil municipal para contribuir no combate. A Defesa Civil vai ajudar principalmente nas notificações de proprietários de lotes ou terrenos que estiverem contribuindo na proliferação do mosquito. A Prefeitura também está repassando soro e equipo ao Hospital Padre Estevam, além dos R$ 165 mil repassados mensalmente à instituição.
Santa Maria está realizando pela segunda semana o serviço de pulverização de adulticidas para aplicação de ultrabaixo volume (UBV) acoplado a uma pick-up, sistema conhecido popularmente como fumacê. O veículo tem percorrido os bairros na parte da manhã e ao final da tarde. Os agentes também mantêm, diariamente, a aplicação de inseticida por meio da bomba-costal. Eles percorrem um raio de cerca de 300 metros onde foi notificado caso de dengue realizando o tratamento focal.
A Prefeitura ressalta que a população tem que colaborar para o combate à dengue, eliminando qualquer tipo de objeto que possa acumular água, para evitar que se torne um criadouro do mosquito Aedes aegypti. Calhas, declives no terreno e ralos devem ser vistoriados. O mesmo vale para a caixas d’água, cisternas e outros recipientes, como garrafas, potes, latas e pratinhos de vasos de plantas. Moradores que tenham criações de animais como cavalos em lotes ou quintais serão notificados e caso persistam serão multados de acordo com o Código de Posturas do município.
O município já se prepara para o dia D que será realizado ainda no mês de fevereiro. Serão feitos mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos, além de todas as ações possíveis para combater a proliferação do Aedes aegypti e a Prefeitura convocará toda população para fazer parte das ações.
A Secretaria de Saúde pede para que a população procure as Unidades Básicas de Saúde em caso de suspeita de dengue. Médicos e enfermeiros estão de prontidão para realizar o atendimento. A equipe pede que, preferencialmente, o paciente procure a UBS na parte da manhã, assim os exames podem ser realizados e avaliados no mesmo dia.