Divulgação: PRV

Três indivíduos foram detidos pela Polícia Militar durante uma operação na Rodovia MG 129, próximo à cidade de Itabira, por volta das 19:50min, por envolvimento em um esquema de receptação de celulares. Os autores, um mulher de 23 anos e dois homens de 27 e 28 anos, foram abordados enquanto estavam a bordo de um Ford/Fiesta, cor branca.

Ao dar ordem de parada, os policiais notaram nervosismo nos ocupantes, o que levou à solicitação para desembarcar do veículo. Buscas pessoais foram realizadas, sem resultados ilícitos. No entanto, dentro de uma mochila no banco traseiro, foram encontrados 20 celulares desbloqueados ou com a senha padrão “000000” (seis zeros), todos sem nota fiscal e procedência.

Durante a verificação no sistema informatizado, descobriu-se que quatro desses celulares estavam registrados como furtados. Em entrevista, a passageira revelou que os três autores saíram de Itabira com destino a Belo Horizonte, onde compraram os aparelhos de “revendedores” anônimos no centro comercial da cidade metropolitana.

A intenção dos autores era revender os celulares em Itabira por meio de bazares e redes sociais. A autora afirmou que os “revendedores” ficam próximos a Xavante no centro comercial e que pagaram aproximadamente R$ 15.000,00 em moeda corrente nacional por esses aparelhos, adquiridos de pessoas diferentes.

O autor de 27 anos, afirmou verificar sempre o IMEI dos celulares para garantir que não havia queixa de furto/roubo. Questionado sobre os quatro celulares com registros de furto, ele alegou tê-los adquirido no mesmo dia, por volta das 15h, sem conhecimento de qualquer queixa de furto ou roubo na data da transação.

Diante das evidências, os autores foram presos em flagrante por crime de receptação e conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com os celulares apreendidos e uma quantia em moeda corrente. O veículo utilizado para o transporte dos aparelhos também foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado.