Divulgação: PMSMI

O Plano Municipal de Contingência, que orienta a atuação do poder público para prevenir e remediar desastres de várias naturezas, foi apresentado pela Defesa Civil do município nessa quarta-feira (24), na Fundação Francisco de Assis. A solenidade envolveu membros da sociedade civil, vereadores, servidores da Prefeitura e Vale e integrantes da Defesa Civil estadual e municipal.

O Plano Municipal de Contingência é um estudo de hipóteses de desastres, que registra o planejamento para atuação do poder público em situações emergenciais, como inundações, alagamentos, movimentações de massa, entre outras. Nesse documento, que também orienta sobre a necessidade de ações preventivas, estão previstas as responsabilidades de cada órgão público, as prioridades e medidas iniciais a serem tomadas.

O coordenador da Defesa Civil do município, Jeonides Gomes, apresentou um vídeo relembrando o desastre ocorrido em 2021 e falou da satisfação de apresentar o Plano de Contingência. “Estamos muito felizes em apresentar esse documento de extrema importância para Santa Maria de Itabira. Um trabalho feito pela Defesa Civil, com apoio logístico da Vale, que vai contribuir muito nas ações, principalmente preventivas”, destacou.