ASCOM PMSMI

No levantamento da última semana epidemiológica do ano passado, 58 casos suspeitos e confirmados foram notificados. Já em 2024, a segunda semana epidemiológica já registrou 108 casos.

Santa Maria de Itabira não é diferente. No levantamento da última semana epidemiológica do ano passado, 58 casos suspeitos e confirmados foram notificados. Já em 2024, a segunda semana epidemiológica já registrou 108 casos. Para se ter uma ideia do crescimento da dengue em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou que somente na primeira quinzena de 2024 o aumento de diagnósticos positivos foi de 754% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante do crescimento de casos de dengue, a Prefeitura de Santa Maria intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Os agentes de endemias estão realizando visitas as residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para detectar possíveis riscos de vetores, repassando instruções a população quanto ao acumulo de água e de lixo. Se detectada a presença de larvas, os agentes fazem uso de larvicidas. Está sendo realizado o bloqueio com a aplicação de inseticida em um raio de 300m de residências com casos confirmados de dengue.

Outra ação de extrema importância foi intensificada desde o último dia 15, que é a limpeza de ruas, capina, roçada e recolhimento de entulhos e objetos que possam acumular água parada. Um caminhão está sendo disponibilizado nos bairros em dias pré-estabelecidos, dando oportunidade aos moradores de retirar todo o entulho de suas residências. A Prefeitura ampliou ainda a mão-de-obra para limpeza, capina e roçada e adquiriu mais equipamentos.

Após reunião realizada no último dia 22, a Secretaria de Saúde ampliou os horários de atendimentos de pacientes com sintomas de dengue nos Postos de Saúde do município.

Casos suspeitos e confirmados notificados no município (as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado):

  • Semana epidemiológica 52/2023 (última semana de dezembro de 2023): 58 casos
  • Semana epidemiológica 01/2024: 86 casos
  • Semana epidemiológica 02/2024: 108 casos