Durante uma operação policial rodoviária realizada na Rodovia MG 129, no KM 34, em Itabira/MG, um condutor foi preso e um veículo foi apreendido. A ação ocorreu quando os policiais deram ordem de parada a uma motocicleta HONDA/CG 160 START, de cor preta, ocupada por duas pessoas, que estava realizando uma ultrapassagem proibida em faixa dupla contínua amarela.
O condutor da motocicleta desobedeceu à ordem de parada e empreendeu fuga em alta velocidade em direção ao município de São Gonçalo do Rio Abaixo, colocando em risco a própria vida, a da passageira e a dos demais usuários da via. Durante a perseguição, os policiais observaram que a placa de identificação da motocicleta estava tampada por uma corda preta.
Após a abordagem, constatou-se que se tratava da motocicleta HONDA/CG 160 START, sem restrições no sistema. Ao ser questionado sobre o motivo de ter evadido da guarnição, o condutor, identificado como J. M. A. S., declarou que estava se deslocando para a cidade de Belo Horizonte com sua namorada, uma passageira de 17 anos (menor de idade), e que adulterou a placa para evitar multas de radares. Ele utilizou um acessório de borracha (aranha) para adulterar a placa de identificação.
A passageira foi entregue ao pai e o veículo foi apreendido. Os procedimentos legais cabíveis foram realizados, incluindo a confecção dos Autos de Infração de Natureza Administrativa (AINAS). O condutor/autor foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Itabira para as devidas providências.