ASCOM CMI

Na sessão ordinária da última  terça-feira (24), a coordenadora do projeto de boletins mensais da qualidade do ar em Itabira,  Ana Carolina Vasques Freitas subiu à Tribuna Livre a convite do vereador Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB),  para falar sobre os impactos da poluição atmosférica produzidas pela mineração no município de Itabira.

A coordenadora Ana Carolina, explicou sobre um projeto  da Unifei sobre a ‘’chuva de poeiras’’, apresentou dados de análise estatística, da rede de monitoramento da qualidade do ar e dados meteorológicos. Segundo ela, não é só Itabira que convive com esse problema, mas que é possível compatibilizar desenvolvimento econômico com qualidade de vida. 

Publicidade

A especialista  disse ainda que a Vale não utiliza em Itabira o mesmo modelo de combate à poluição que aplica na cidade de Sudbury, no Canadá, onde a empresa já investiu R$1 bilhão em equipamentos para combater o problema.  Ana Carolina  destacou que a mineradora já usa aspersores gigantes no município canadense.

Os vereadores fizeram alguns questionamentos a especialista, que respondeu a todos. 

Manifestação Popular 

Faixas foram colocadas no plenário durante a fala da especialista, os protestos estavam em desencontro com a mudança na legislação ambiental e com a poluição do ar em Itabira. 

ASCOM CMI – Ana Carolina Vasques Freitas