Reforçando o seu propósito de contribuir com o desenvolvimento das comunidades dos territórios onde está presente, a Vale destinou, neste mês, R$ 1 milhão aos projetos desenvolvidos pelo Instituto Igualdade, Transformação e Inovação (ITI), de Itabira. O montante decorre de contas ativas de processos arquivados da companhia levantado por meio do Projeto Garimpo, de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG).
Fundado há 10 anos, o ITI desenvolve projetos dirigidos a comunidades, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As principais atividades do instituto, que atende cerca de 400 pessoas anualmente, mais 6 mil estudantes da rede municipal, estão relacionadas ao empreendedorismo social e já contam com o apoio da Vale. “A Vale tem um compromisso com Itabira que vai além da mineração. Por isso, é muito importante essa parceria que possibilita contribuir com iniciativas de empreendedorismo e formação técnica no município”, comentou Maurício Vasconcelos, gerente jurídico do corredor Sudeste.
O ITI mantém a Fábrica Social, com gastronomia júnior, o projeto Reconquista, que oferece corte e costura e incentiva mulheres a empreender; a gastronomia para adultos e idosos, com objetivo de formar novos empreendedores no setor da gastronomia social; e a qualificação de jovens em web design e audiovisual como incentivo para buscar o primeiro emprego.
A doação vai permitir ao instituto ampliar as atividades. A execução dos recursos será acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho.