ASCOM CMI

Na sessão desta terça-feira (15/08), a Câmara Municipal de Itabira aprovou 03 projetos de lei em primeira e segunda discussão, confira as matérias aprovadas: 

PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Por unanimidade dos votos foi aprovado o PL  N. 78/2023, que dispõe sobre o tombamento do Escotismo bem cultural imaterial da cidade de Itabira, a matéria é de autoria do vereador Bernardo de Souza Rosa.

Para o autor do projeto, o patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo e representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, tudo o que não deve ser esquecido. O tombamento do Escotismo será uma forma de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural. 

O projeto de resolução N. 114/2023 de autoria da Mesa Diretora que Aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de junho de 2023, também foi aprovado por unanimidade. 

ASCOM CMI

SEGUNDA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

O PL  N. 74/2023, que declara de Utilidade Pública a Associação Brasileira de Resgate e Assistencial Social, de autoria do vereador Carlos Henrique da Silva, foi aprovado por unanimidade. 

Segundo o vereador, em sua justificativa, “visa declarar de utilidade pública a  Associação Brasileira de Resgate e Assistencial Social, entidade sem fins lucrativos que realiza um lindo trabalho pelo social, através de atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vindas do interior de Minas Gerais para o tratamento de câncer ou outras doenças crónicas na rede pública de saúde de Itabira. A luta diária da associação consiste em levar para as pessoas uma vida digna e saudável”.

Após a aprovação, o Projeto de Lei será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto.

ASCOM CMI

INDICAÇÕES

Uma função importante dos vereadores é a de atuar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito (Executivo Municipal), por meio de um recurso chamado Indicação. Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia à prefeitura, ou outro órgão municipal, encaminhando uma sugestão/pedido/reivindicação.

Veja as Indicações apresentadas pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira:

164/2023, do ver. Roberto Araújo: ampliação do horário de funcionamento das creches municipais.

166/2023, do ver. Júlio César: identificação da Praça da Bíblia, no Bairro Gabiroba, com o monumento “Livro da Bíblia”.

167/2023, do ver. Sebastião Leite: construção de Ginásio Poliesportivo na área da Praça dos Cavaleiros, no Bairro Juca Rosa.

168/2023, do ver. Júlio César: reforma do Centro Educacional Antônio Pascoal Mendes.

169/2023, do ver. Júlio César: envia anteprojeto de lei que “Cria a Central de Conciliação e Mediação de Itabira, que visa através destes métodos à solução de controvérsias administrativas ou judiciais que envolvam a Administração Municipal, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas, Pessoas Físicas e Jurídicas de Itabira-MG”.

170/2023, do ver. Bernardo Rosa: “limpeza, instalação de corrimão e pintura da escadaria do Bairro Gabiroba.

171/2023, do ver. Sebastião Leite: construção de ponte de concreto na Comunidade de Ribeirão São José.

172/2023, do ver. Heraldo Noronha: manutenção e limpeza do morro da estrada da Comunidade de Laboreaux.

173/2023, do ver. Marcelino Guedes: implantação de placas de identificação nas ruas dos bairros Jardim Belvedere, Buritis e Belo Monte.

PALAVRA ABERTA 

Após a apreciação das matérias, alguns parlamentares fizeram comunicados de liderança, onde foram tratados temas relacionados à saúde, educação e  obras.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima Sessão Plenária está convocada para 22 de agosto (terça-feira), às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Itabira.