Divulgação: Globo

Na manhã desta segunda-feira (07/08), aos 83 anos, o mundo do entretenimento perdeu uma de suas damas mais ilustres: a atriz Aracy Balabanian. Com uma carreira que se estendia por mais de seis décadas, Aracy deixou uma marca indelével na indústria do entretenimento brasileiro. Seu icônico papel como Cassandra no humorístico “Sai de Baixo” a consagrou nos últimos anos, e sua partida deixa um vazio no coração de milhões de fãs.

Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, travando uma batalha corajosa contra um câncer no pulmão desde outubro do ano passado. Segundo relatos do programa “A Tarde é Sua”, da REDE TV!, durante um tratamento para um derrame pleural, que leva ao acúmulo de líquido nos pulmões, ela descobriu a presença de dois tumores nos órgãos, abalando profundamente sua saúde e espírito.

Atriz de origem humilde, Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande (MS), filha caçula de um casal de imigrantes armênios. Aos 18 anos, enfrentou a decisão entre cursar Escola de Arte Dramática de São Paulo e Ciências Sociais na USP. Optou pela arte, abandonando o curso de Ciências Sociais no terceiro ano para se dedicar exclusivamente ao teatro, o que se tornou um divisor de águas em sua trajetória. Sua família foi forçada a fugir por conta da perseguição turca que culminou no genocídio armênio de 1915, o qual Aracy lutou para manter na memória coletiva, reforçando a importância de não esquecer o passado.

Seu brilho artístico transcendeu os palcos e se espalhou para o cinema e, principalmente, para a televisão. Sua última grande aparição na TV aconteceu no “Conversa com Bial”, em agosto de 2022, pouco antes do diagnóstico de sua doença. Aracy também deixou sua marca na história da televisão ao estrelar “Antígona” numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi em 1965, marcando o início de uma carreira televisiva repleta de sucessos.

Um de seus papéis mais memoráveis foi o da divertida Dona Armênia, famosa por seu bordão “na chon”, na novela “Rainha da Sucata” (1990). O sucesso foi tamanho que a personagem retornou em outra trama de Silvio de Abreu, “Deus nos Acuda”, em 1992. Seu talento também brilhou em produções como “A Próxima Vítima”, “Passione”, “Eterna Magia”, “Sol Nascente”, “Saramandaia” e “Da Cor do Pecado”.

Aracy Balabanian sempre priorizou sua carreira artística e optou por não se casar ou ter filhos, dedicando-se inteiramente à sua paixão pela atuação. Nascida em fevereiro de 1940 em Campo Grande, Mato Grosso, ela teve seu primeiro contato com o teatro na infância em São Paulo, enfrentando desde cedo as dificuldades que a carreira artística poderia impor.

Sua estreia na TV Globo ocorreu com a novela “O Primeiro Amor” (1972), e ela continuou a brilhar na telinha com papéis marcantes, incluindo “Gabriela”, do programa infantil “Vila Sésamo”, além de uma série de novelas que marcaram gerações de telespectadores.

A carreira de Aracy Balabanian será eternamente lembrada pela personagem Cassandra em “Sai de Baixo”, um programa de humor que permaneceu no ar por seis anos e contou com um elenco de estrelas. Após o sucesso desse humorístico, sua influência continuou a se expandir com papéis em diversas novelas e projetos televisivos.