ASCOM PMI

Foi dada a largada para o Itabira Summit, o primeiro grande evento voltado para a inovação realizado em Itabira. A abertura oficial aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, nesta sexta-feira (4). Com grandes atrações e nomes importantes do cenário nacional e internacional, o evento contou com um público diverso, desde estudantes a profissionais do ramo. O mestre de cerimônias do evento é o ator Marcelo Laham. Na parte da manhã o ponto alto foi o lançamento do Projeto Desenvolve Itabira, para formação de desenvolvedores Full Stack, que selecionará talentos para formação na área de tecnologia da informação. Uma oportunidade de transformar a cidade e a vida das pessoas.

Durante a solenidade de abertura do Itabira Summit, o prefeito Marco Antônio Lage, ressaltou a importância do projeto para capacitar pessoas interessadas em trabalhar com tecnologia. O projeto é inédito e vai atender cerca de 500 estudantes. “Nós temos um grande desafio de construir a Itabira do futuro. E já começamos com este evento e com a seleção para o projeto Desenvolve Itabira. Um projeto gratuito para formação de programadores que vai possibilitar a diplomação de profissionais, com parcerias sólidas. Vamos fazer de Itabira uma das cidades mais inovadoras e vocês são protagonistas”, disse o prefeito Marco Antônio, em referência ao público participante do evento.

Quem apresentou o projeto foi o coordenador Vitor Augusto Ferreira. No lançamento do programa foram detalhadas todas as partes que envolvem o curso, que tem potencial para capacitar pessoas de todas as idades a se tornarem programadores e trabalharem com a tecnologia da informação. O curso terá 1800 horas (potencialmente) e a expectativa é de que em um ano de estudo o aluno já esteja apto a se ingressar no mercado. As inscrições vão de 11 de agosto a 15 de setembro, com a realização das provas de seleção já em setembro. Mais informações sobre o projeto no link: https://projetodesenvolve.com.br/.

Itabira é pioneira na contratação deste programa que promete ser um importante pilar para o desenvolvimento econômico do município. “O programa visa a formação de desenvolvedores da área de tecnologia da informação, que é uma demanda crescente, com remuneração acima da média nacional. Itabira está saindo na frente em fomentar o setor de tecnologia com eventos como este e ainda vem muito mais encontros que contribuirão com a diversificação econômica da cidade”, afirma o coordenador do programa Desenvolve Itabira, Vitor Augusto Ferreira.

Itabira Summit

O Itabira Summit é uma realização do Sebrae Minas e da Prefeitura de Itabira, com a parceria de instituições como a Unifei Itabira, Una e UniFuncesi.

As palestras também foram destaques no primeiro dia do evento. O primeiro a subir ao palco foi o criador do canal do youtube “Autentic Games”, Marco Túlio. A plateia aplaudiu de pé o jovem empreendedor que tem milhões de seguidores e já viajou por todo o país contando a sua história. Já conquistou o Prêmio Jovem Brasileiro e, em 2019, entrou para a lista Forbes Under 30. A trajetória do empresário inspirou jovens de todas as idades.

O estudante de 19 anos, Diego Ferreira ficou emocionado ao chegar perto do ídolo e contou a lição que tirou da palestra. “Foi uma palestra incrível. Eu acompanho o Marco Túlio desde criança e estou até arrepiado de conhecer o maior gamer do Brasil. Quem não veio, perdeu. Eu aprendi aqui que a gente pode tudo, basta querer e buscar, e além disso, que a tecnologia é muito importante para a nossa vida”, disse o jovem, emocionado.

Outro case inspirador foi com o multiartista Kdu dos Anjos. O jovem empreendedor, morador do aglomerado da Serra, comunidade em Belo Horizonte, já desenvolveu diversos projetos. Entre eles o Centro Cultural Lá na Favelinha, onde desenvolve atividades culturais e de empreendedorismo com os moradores locais. A iniciativa é independente e tem a missão de incentivar a cultura empreendedora e promover trabalho e renda para a população do aglomerado. Kdu tem 32 anos e é um artista inquieto, Em 2020, recebeu o prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de São Paulo. E ainda, a casa dele, na favela em Belo Horizonte, foi a ganhadora de um concurso internacional de arquitetura.

“Estou muito feliz de participar deste evento. É lindo ver o poder da mobilização que o Itabira Summit teve, porque falar de empreendedorismo para estes adolescentes é muito importante, porque a gente está falando de futuro, de semente, a gente está falando do presente. Já quero ver o que vai surgir de oportunidades daqui, após este evento. Saio daqui feliz”, enfatizou Kdu.

E a programação do Itabira Summit continua neste sábado (5). Confira e participe:

05/08/23: SÁBADO

Café e conexões

Pitch de Startups, onde várias startups itabiranas apresentarão suas ideias de negócio

Case “Do zero à escala: a construção de uma Startup”, com o Itabirano fundador da startup Freelaw

Case “Costumer Success, Foco no Cliente”, com um dos fundadores da startup local Clubpetro

Case P7 Creativo

Palestra “Venture Capital e Financiamento de Startups”, com a especialista em M&A e advogada Priscila Spadinger

Mesa redonda – Growth, Venture capital, incubação e aceleração, onde as grandes mentes que se apresentaram durante a manhã trocam ideias sobre os assuntos abordados, com interação com o público.

Sessão II – de 13h45 às 16h00

Palestra “Como Porto Alegre se inseriu no mercado de Inovação” com Paulo Rizzardi, empreendedor e head de inovação da Prefeitura de Porto Alegre

Palestra “Ponte para Inovação – O case de Florianópolis”, com Daniel Leipinitz, diretor corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas e liderança na Sapiens Parque, ACATE e Anprotec.

Inovação na Vale, com Crisley Pacheco e Edgar Rodrigues

Sessão III – de 16h00 às 19h00

Case FCJ – com Weber Rangel e Marcos Knösel

Café e conexões

Palestra “Como será o amanhã? – indústria 4.0 e sociedade 5.0” com Paula Harraca, autora, executiva referência em ESG, Inovação e Gestão de Pessoas

Mesa redonda – Por uma Itabira Sustentável, mediada por Anabelle Custódio, com discussão sobre as potencialidades e desafios do município no contexto da sustentabilidade em seus diversos pilares

Intervenções culturais e muita música na área externa da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.