Anteriormente, os usuários podiam baixar aplicativos diretamente da Microsoft Store que permitiam o uso de materiais emulados em qualquer console Xbox Series de retail.
No início deste ano, a Microsoft aparentemente desativou a brecha que permitia a execução desses aplicativos no modo de varejo (retail) do sistema. Os usuários ainda podiam executar os aplicativos no modo de desenvolvedor.
Mas agora, um grupo chamado UWeaPons Store encontrou outra maneira de fazer esses aplicativos funcionarem na unidade de varejo.
Embora o grupo não esteja divulgando publicamente o método exato devido ao medo de que a Microsoft também feche essa brecha, os usuários que desejam ter acesso a esse novo método podem pagar ao grupo no Patreon. O grupo está pedindo £2/$2 por mês para acessar o novo método.
Atualmente, não está claro se a Microsoft tomará alguma ação com base nessas novas informações. No entanto, de acordo com um novo vídeo da MVG, o método está funcionando conforme o esperado no momento da publicação.
Emuladores baseados em navegador para Nintendo 64, PlayStation, Super NES, Sega Genesis / Mega Drive, MS DOS, Amiga e outros se tornaram acessíveis no final de 2021 graças a uma atualização do Microsoft Edge.
Devido às limitações de desempenho das opções baseadas em navegador, o uso de software completo baseado em hardware continua sendo a melhor maneira de executar emuladores nos consoles Xbox, incluindo os para PS2, GameCube, Nintendo Wii e Dreamcast.
O Modo de Desenvolvedor pode ser acessado mediante o pagamento de uma taxa de $20 e permite que os usuários instalem versões de desenvolvimento de software que utilizam a Plataforma Universal do Windows.