Um vazamento oculto, ainda não localizado na rede de abastecimento, está prejudicando o fornecimento de água nos bairros Praia e Colina da Praia, em Itabira. Desde a manhã desta sexta-feira (14) uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalha para encontrar o ponto exato do vazamento e solucionar o problema. Os pontos mais críticos para abastecimento estão nas ruas José Expedito Toto, José Jesus de Souza e Batistina Pereira, no Colina da Praia, e nas avenidas Li Guerra e Cristina Gazire, no bairro Praia.

Para encontrar o vazamento oculto, técnicas de captação de vibração e ruídos emitidos por vazamentos têm sido utilizadas. Diante do problema, manobras têm sido feitas para tentar minimizar os impactos e abastecer a população destes bairros.

O Saae lamenta os transtornos e solicita que os moradores economizem água e evitem desperdícios. Os casos emergenciais podem ser informados à central de atendimento da autarquia, que funciona 24 horas, todos os dias, pelo telefone 115. A ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

Entenda

Quando pensamos em vazamentos, vem à mente a imagem de um cano estourado e uma grande quantidade de água jorrando. Esses são conhecidos como vazamentos externos. Isso pode acontecer, mas os mais comuns são aqueles que não vemos. Ou seja, são “invisíveis” e acabam passando despercebidos no nosso dia a dia. No entanto, acontecem com frequência.