Na madrugada desta segunda-feira (12/06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 70 aves da fauna brasileira, no Km 628 da BR 381, durante atendimento de um acidente ocorrido no município de Oliveira (MG).

Publicidade

A apreensão ocorreu após os policiais localizarem três gaiolas ocupadas por várias espécies de pássaros silvestres (Corrupiões, Cardeais, Trinca-ferros, Tico-ticos, Canários e Pássaro-pretos), dentro do porta malas de um GM Corsa envolvido em um acidente de trânsito.

O condutor abandonou o veículo e evadiu do local da ocorrência antes da chegada da viatura policial. Dentro do automóvel os policiais localizaram alguns documentos em nome de um homem de 51 anos.

Ocorrência foi encaminhada para Depol de Oliveira (MG), para as devidas apurações. Caso o motorista seja identificado, ele poderá responder, em tese, pelo crime tipificado no art. 29 da Lei 9.605/97 (Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre) e o crime de maus-tratos, diante da flagrante situação que as aves se encontravam (acondicionados em minúsculos compartimentos, incompatíveis com o tamanho da maioria das aves, além da falta de alimentação para as mesmas).

Além destes crimes, o mesmo, caso seja identificado, poderá responder por evadir do local do acidente e por não prestar socorro às vítimas.

As aves foram resgatadas e encaminhadas para o CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Divinópolis (MG), através da Polícia Militar Ambiental de Oliveira(MG).