O itabirano Renato de 41 anos, pai de dois filhos recentemente, foi diagnosticado com a doença Ataxia Espinocerebelar tipo 3 (SCA3) ou Doença de Machado Joseph, uma doença rara e complexa que afeta o sistema nervoso central.
Conforme a National Organization for Rare Disorders, ataxia espinocerebelar (SCA) é um termo que se refere a um grupo de ataxias hereditárias que são caracterizadas por alterações degenerativas na parte do cérebro relacionadas ao controle de movimento (cerebelo), e às vezes na medula espinhal.
Esse é um grupo de doenças que afeta a força principalmente nas pernas e a coordenação. Existem mais de 20 tipos de ataxia espinocerebelar sendo a mais comum a do tipo 3.
Essa doença impacta significativamente na qualidade de vida, e requer tratamento imediato. Existe um tratamento nos Estados Unidos, que tem apresentado resultados promissores para casos como o do Renato.
O tratamento é bastante caro e a família não dispõe dos recursos financeiros necessários para arcar com os custos, que gira entre 36 e 50 mil dólares (mais ou menos 200 a 250 mil reais).
Renato criou uma vakinha on-line para levantar fundos para o tratamento. Qualquer doação, por menor que seja, fará uma grande diferença. Caso puder contribuir financeiramente o PIX é 31-98400-8508 ou 3506349@vakinha.com.br




















