O distrito de Ipoema em Itabira realizou o 2º Festival da Cultura Tropeira, um evento que celebra a história e a cultura tropeira da região. O festival contou com diversas atrações artísticas que encantaram os participantes ao longo dos dias de programação.
O Prefeito de Itabira Marco Antônio Lage, sempre presente no evento, no primeiro dia do festival, a abertura oficial ocorreu em Santa Bárbara, com uma bênção aos cavaleiros. Já na Praça de Ipoema, a solenidade de abertura do 20º Aniversário do Museu do Tropeiro e 10 anos de Itabira como Capital Estadual do Tropeirismo contou com a presença de autoridades e da população local.
No sábado, as comitivas chegaram para participar das atividades do festival. Após um almoço, os cavaleiros se concentraram no campo para o cortejo, que foi uma das atrações mais esperadas pelos participantes. A benção dos cavaleiros ocorreu no Campo do Aliança, seguida pelos shows de Rondinele Viola e Glauciano, Cezar e Paulinho e Papo de Viola.
No domingo, o festival continuou com uma aula show de culinária tropeira, seguida pelo show de Samba 360 Eles e Elas. Já na segunda-feira, os participantes puderam fazer uma visita guiada ao Museu do Tropeiro, que apresentou a história e as curiosidades da cultura tropeira da região. Amanhã (01/05) será a visita guiada ao Museu do Tropeiro
O 2º Festival da Cultura Tropeira em Ipoema foi um sucesso e reuniu pessoas de todas as idades em uma grande celebração da cultura local. Com suas atrações artísticas variadas e envolventes, o festival contribuiu para a preservação e divulgação da cultura tropeira, resgatando as tradições e costumes da região e promovendo a valorização do patrimônio cultural de Itabira.
Durante o 2º Festival da Cultura Tropeira em Ipoema, a segurança do evento contou com a participação da Polícia Militar. Os policiais garantiram a tranquilidade e ordem durante as atividades e comemorações que aconteceram no distrito de Itabira. Além disso, a presença da PM reforçou a importância da segurança pública para a realização de eventos culturais e a preservação da ordem pública na região.

















































