Os pacientes de João Monlevade, que precisam fazer cirurgias de cataratas, já não esperam meses ou até anos, para terem acesso ao procedimento através da Prefeitura. Na quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde atendeu 31 pessoas que procuraram o serviço entre fevereiro e março.
As cirurgias foram realizadas no Hospital Júlia Kubitschek, em Rio Piracicaba. A agilidade no agendamento é resultado de um trabalho que foi coroado no fim do ano passado, após o governo do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) ter acabado com a demanda reprimida.
Coordenadora do Serviço Complementar de Saúde do município, Ariadne Pereira do Patrocínio, explica que o setor já está programando uma data para atender os pacientes que procuraram o serviço no final de março e no mês de abril.
“Ao eliminarmos a demanda reprimida em 2022, isso permitiu agendar as cirurgias deste ano dois meses depois que os pacientes apresentaram a documentação. Alguns foram agendados em tempo ainda menor”, garantiu.
É o caso da doméstica, Sônia Maria Amaral Silva, 65 anos. “Foi muito rápido, tem 15 dias que apresentei a documentação para fazer a cirurgia. Estou muito satisfeita “, salientou.
A enfermeira aposentada, Maria da Conceição Nascimento, 67 anos, explicou que sua cirurgia foi marcada um mês após apresentar os documentos. “Fiz a avaliação e com menos de um mês já marcaram a cirurgia”, declarou.
Quem também elogiou a agilidade foi a agente parlamentar, Lidiane Aparecida Rosa Gomes, 42 anos, que acompanhou a mãe, Raimunda Graciana Rosa, 76 anos, que precisava do procedimento. “Ela sente muitas dores na vista, então procuramos o atendimento e foi bem rápido”, disse Lidiane Gomes. Raimunda Rosa não escondeu a felicidade. “Foi muito rápido. Santa Luzia vai abençoar para continuar dando tudo certo”, concluiu.
Nas cirurgias realizadas em outras cidades, a Prefeitura de João Monlevade é responsável pelo transporte dos pacientes e seus acompanhantes.