Nesta segunda-feira (17/04), o Corpo de Bombeiros Militar de Oliveira, em Minas Gerais, foi acionado para um resgate inusitado: um Tamanduá bandeira estava pendurado em um poste de energia elétrica no município.
Segundo relatos dos bombeiros, o animal estava agarrado ao poste e aparentava estar bastante acuado. A situação exigiu técnicas de salvamento terrestre e altura para resgatar o tamanduá sem causar danos ao animal e sem risco aos bombeiros.
Após o resgate bem-sucedido, o tamanduá foi avaliado por uma equipe de veterinários e constatou-se que o animal não apresentava ferimentos. Posteriormente, ele foi solto em seu habitat natural, onde poderá viver livremente em contato com outros de sua espécie.
Os bombeiros alertam para a importância de acionar as autoridades competentes em situações de resgate de animais, pois muitas vezes as pessoas acabam se arriscando para tentar ajudar, colocando em risco a própria vida e a do animal. Além disso, é importante preservar o habitat natural dos animais para que eles possam viver em segurança e em harmonia com a natureza.