Por volta do meio-dia desta terça-feira (11/04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 15 aves (galos de briga), apreendeu uma arma de fogo e prendeu dois homens, na altura do km 609 da BR-381, município de Oliveira (MG).
Durante ação de combate ao crime na área da Unidade Operacional da PRF, os policiais abordaram um veículo Fiat/Palio EX que era conduzido por um senhor de 42 anos e tinha como passageiro um outro senhor de 58 anos.
Ao realizarem a fiscalização do veículo, os policiais localizaram 15 aves (galos) sendo transportadas com evidentes sinais de maus-tratos (totalmente mal acondicionados e em condições insalubres).
Em seguida, os policiais localizaram, no interior do veículo, diversas esporas e biqueiras metálicas, além de uma estrutura semelhante a um ringue: materiais que são usualmente utilizados nas rinhas de galo, o que faz crer que os animais apreendidos são submetidos a esse tipo de prática criminosa.
Analisando as condições de saúde dos animais, foi observado que as esporas de alguns dos galos foram suprimidas e existiam algumas escoriações no corpo de boa parte deles.
Além disso, os agentes localizaram sobre o banco traseiro do veículo, dentro de uma bolsa, uma arma de fogo do tipo espingarda (calibre 36, da marca ROSSI, modelo Pomba), dois cartuchos calibre 36 não deflagrados (marca CBC), duas cápsulas deflagradas, quatro espoletas intactas, esferas de chumbo para recarga de munição e 15 gramas de pólvora branca dentro de pote azul.
Questionados sobre a arma e artefatos, o condutor informou que os itens são de sua propriedade e que não possui porte de arma. Ademais, a arma não possui registro junto ao órgão competente.
Diante de todo o exposto, os ocupantes do veículo foram presos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Judiciária em Oliveira. As aves, por determinação da autoridade policial, foram encaminhadas para um projeto social de ressocialização e reintrodução de galos combatentes em seu habitat.