ASCOM PMI

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Associação Vila Ipoema assinaram um termo de colaboração para implantação de um programa de zeladoria própria no distrito Ipoema. O objetivo é garantir a conservação dos espaços públicos com serviços contínuos de manutenção, paisagismo e limpeza. O programa ainda movimentará a economia local, gerando emprego e renda, além de fortalecer o turismo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Klaus Moreira Amann, este modelo de parceria é inédito em Itabira e foi idealizado para executar com mais rapidez os pequenos serviços de zeladoria. “Nós sentimos falta de um tratamento mais refinado nas praças, rodoviária e ginásio, por exemplo. E, nada melhor que uma associação local para verificar e suprir essas necessidades”, explicou.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

O termo de colaboração surgiu através de um chamamento público realizado em janeiro deste ano. Segundo Klaus Amann, uma das condicionantes do convênio é garantir a contratação de mão de obra local, bem como a aquisição de insumos no comércio do distrito, desde que os preços não estejam discrepantes dos praticados em Itabira. A prestação de contas é obrigatória para continuidade dos repasses.

A zeladoria via convênio atuará em conjunto com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com a administração distrital. Conforme o plano de trabalho preliminar, a associação cuidará da renovação da pintura de quadras, pontes, passarelas e espaços públicos; capina, roçada e jardinagem básica das praças; manutenção de equipamentos públicos, do cemitério, de placas de sinalização; podas de árvores, serviços paliativos (emergenciais/paliativos) para buracos em vias, limpeza de bocas de lobo e bueiros, implantação de guarda-corpo e outros.

Neste momento, a Associação Vila Ipoema está na fase de mobilização: contratação de mão de obra e aquisição de equipamentos. Enquanto isso, as equipes da SMDU estão organizando uma reunião no distrito para escutar os moradores e falar sobre as principais demandas. “Queremos ouvir a comunidade, receber sugestões e esclarecer dúvidas, porque o sucesso do programa também depende do apoio das pessoas que vivem lá. Então, elas é que vão validar o nosso plano de trabalho”, analisou o secretário.

Expansão

O chamamento público para a implantação da zeladoria convênio foi feito, também, para o distrito Senhora do Carmo. No entanto, não houve apresentação de propostas no prazo estipulado. Atualmente, segundo a SMDU, a Prefeitura está em busca de associações locais aptas para o programa. A pasta estuda ainda ampliar o programa para bairros periféricos de Itabira.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance