A Prefeitura Municipal de Nova Era, por meio da Secretaria Municipal de Água e Esgoto, promoveu o “1º Fórum da Água de Nova Era” com o tema: “Degradação da Microbacia do Córrego da Passagem”. Com uma programação que se estendeu durante todo o dia com os palestrantes: Paulo Geraldo Araújo, Nilton Célio Martins e Vinicius Perdigão. O evento contou com um público expressivo e plural, formado por alunos do ensino fundamental, universitários, professores, produtores rurais e membros do 1º, 2º e 3º setor e as ilustres participações via vídeo da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e da Deputada Estadual Ana Paula Siqueira.

No fórum foi lançado o Programa de Barraginhas que começa no dia 23 de Março numa propriedade do bairro Aleixo. Através deste programa todos os proprietários de imóveis rurais que estão na micro bacia do Córrego da Passagem podem solicitar ao Departamento de Meio Ambiente o agendamento para fazer gratuitamente a Barraginha. Além disso, o Comitê de Bacia do Rio Piracicaba se comprometeu a, ainda neste ano, iniciar o cercamento de todas as nascentes da bacia do Córrego da Passagem.

Publicidade
ASCOM PMNE

Essas ações, em conjunto com a Educação Ambiental e o desassoreamento do córrego, fazem parte do programa de recuperação da Bacia do Córrego da Passagem, que abastece 80% do nosso município.

O Primeiro Fórum das Águas de Nova Era também contou com a Expedição Piracicaba, que roda da nascente à Foz do rio Piracicaba fazendo um rigoroso diagnóstico do rio em parceria com a Universidade UNIFEI (Polo de Itabira).

ASCOM PMNE

O Primeiro Fórum das Águas de Nova Era aconteceu no dia que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como o Dia Mundial da Água 2023, celebrado em 22 de março, com o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo de discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. O dia foi criado pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Desde então, a cada ano, a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural, sendo uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional desse bem essencial à vida.