ASCOM PMI

Nos dias 15 e 16 deste mês, será realizada em Itabira a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), o evento acontecerá na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 13 horas (dia 15) e no auditório da UniFuncesi, das 7 às 18 horas (dia 16). A conferência é aberta a todos os públicos e as inscrições seguem até o dia 10 deste mês, no Google Forms: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSersEreaU22_zuJQhbs8T3r8pd2A5B0eWQIqAgLeUgplHObIg/viewform?usp=sf_link

Com o tema “Brasil que temos, Brasil que queremos”, a 12ª Conferência Municipal de Saúde vai abordar a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da SMS e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Além disso, o encontro vai deliberar sobre os temas referentes às política pública de saúde local e formular as propostas do Município que serão levadas às etapas estadual e nacional.

Publicidade

Conforme afirmado no tema deste ano, serão discutidos tópicos como o Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do controle e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia; e amanhã será outro dia para todas as pessoas.

17ª Conferência Nacional de Saúde

A 17ª Conferência Nacional de Saúde abordará o tema “Garantir direitos e defender o SUS, vida e democracia – amanhã vai ser outro dia”. Organizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a etapa nacional será realizada entre os dias 3 e 5 de julho, em Brasília, com coordenação do presidente do CNS, Fernando Pigatto, e presidida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A conferência dará continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram na 16ª CNS (8ª+8), em 2019, quando foram delineadas proposições e reivindicações para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Saúde deste ano devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024 – 2027.