Foi deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a operação Alfa-4, em Belo Horizonte, ação que resultou na apreensão de drogas encaminhadas por encomendas postais para abastecer o tráfico de drogas na capital e em todo o estado. Na sexta-feira (10/2), policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia Civil Centro, unidade responsável pelas investigações, apreenderam 19 malotes contendo maconha do tipo skunk, ecstasy, cocaína, crack e haxixe.
Desde a primeira fase da operação, a PCMG já apreendeu um total de 78 encomendas, cuja carga somada é estimada em 40 quilos de maconha; dez de cocaína e mais dez de haxixe; além de centenas de comprimidos de ecstasy, entre outras drogas. Cerca de 50 indivíduos já foram identificados pela equipe como integrantes do esquema criminoso.

Com as apreensões, a PCMG vem descobrindo novas rotas do tráfico em Minas Gerais. As ações resultaram na abertura de 19 inquéritos policiais até o momento. Segundo os levantamentos investigativos, a negociação das drogas é realizada por meio virtual, e a carga – que é escondida dentro de caixas de som, pacotes de café, brinquedos, roupas, entre outros – é enviada pelos Correios. Dessa forma, os criminosos distribuem as drogas em todo o território nacional.
A ação, iniciada em outubro de 2022, é fruto de investigação qualificada, fundamentada em levantamentos de inteligência, e contou com a parceria dos Correios, além de outras agências de inteligência de Minas Gerais e de outros estados.

As drogas apreendidas foram encaminhadas para a Central de Constatação de Drogas do Instituto de Criminalística (IC), onde serão analisadas. As investigações continuam para identificar e prender as ramificações da organização criminosa envolvida no esquema.
Nove policiais civis participaram da operação Alfa-4, que contou com o apoio do Canil da PCMG.



















