ASCOM PMI

O programa Aprendiz Social avança mais uma etapa na geração de emprego e renda para adolescentes de 14 a 17 anos. A segunda turma de contratados pela Prefeitura teve o seu primeiro dia de atividade, uma aula inaugural com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. A aula, realizada no auditório da UniFuncesi na última quarta-feira (8), foi uma oportunidade para falar sobre futuro, desejos e ambições no mercado de trabalho e contou com a presença de familiares e amigos dos aprendizes.

ASCOM PMI

Nesta etapa do programa, 49 jovens foram contratados para trabalhar meio período nas repartições públicas. No contra-turno, os adolescentes têm aulas de Assistente Administrativo gratuitamente. Ao todo, 89 adolescentes estão tendo a oportunidade do primeiro emprego na Prefeitura, sendo que 40 já foram empregados na primeira fase do programa no ano passado. A seleção dos aprendizes sociais foi realizada exclusivamente pelos técnicos atuantes nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

João Vitor Martins Gomes, aprendiz social contratado nessa segunda fase ficou muito feliz com a chance “Eu já tive muita oportunidade de fazer coisa errada na minha vida, mas agora estou tendo a oportunidade de fazer a coisa certa, de seguir uma nova carreira, algo que sempre sonhei”, disse o jovem. Marjoriany Ferreira dos Santos compartilha do mesmo sentimento e ressalta que muito se fala dos jovens, mas poucos dão oportunidades. “As pessoas falam muito dos jovens, mas o que a gente precisa mesmo é de oportunidade”.

ASCOM PMI

A execução do Aprendiz Social, de acordo com a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, é resultado do esforço da Prefeitura em parceria com o Senac Minas, Rede Cidadã e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Além de impactar na vida desses jovens, suas famílias também serão beneficiadas, principalmente considerando que são pessoas em situação de vulnerabilidade social / risco social. Dessa forma, podemos oferecer oportunidade de crescimento profissional e acadêmico a eles”, destacou a secretária. .

De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage, o programa Aprendiz Social é o futuro de Itabira por ter como proposta ofertar cursos profissionalizantes e emprego formal. “Governar é cuidar de gente! E esse é meu objetivo aqui. Contem comigo para o que precisarem porque, como vocês, agarrei a oportunidade do primeiro emprego, mantive a minha humildade e consegui chegar onde estou agora. Vocês também vão conseguir”, reforçou o prefeito.

Os adolescentes terão direito a uma bolsa de aprendizagem de meio salário-mínimo vigente e vale-transporte, além de histórico profissionalizante. 

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance