Nesta terça-feira (7/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Emiliano, em João Pinheiro, no Noroeste do estado. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de apurar denúncias de maus-tratos ocorridos em uma casa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na cidade. Foram recolhidos um aparelho celular e um computador.
As investigações, conduzidas pela equipe da Delegacia de Polícia Civil em João Pinheiro, tiveram início em dezembro de 2022, após denúncias que relatavam uma possível ocorrência de maus-tratos na entidade. Informações repassadas constavam que as crianças e os adolescentes institucionalizados estavam submetidos a castigos desarrazoados, tais como restrições de alimentos (como carnes, leite e sobremesas), banhos de água fria, trabalhos domésticos, entre outros castigos.
A operação foi denominada “Emiliano” em homenagem ao Santo Jerônimo Emiliano, protetor dos órfãos e dos jovens abandonados, e simboliza que a Polícia Civil de Minas Gerais atuará como órgão essencial na repressão qualificada dos crimes contra crianças e adolescentes.
O trabalho investigativo prossegue.