O “AquaDom” – lar de 1.500 peixes – tem 15,85 m de altura (52 pés) e foi descrito como o maior aquário cilíndrico independente do mundo.
Duas pessoas ficaram feridas pela queda de vidro após a explosão. A polícia disse que houve danos “incríveis”. O vídeo mostrou um tanque vazio com água despejando no saguão do hotel. Os hóspedes foram retirados do hotel após o incidente às 05:50 (16/10). Um porta-voz do corpo de bombeiros de Berlim disse à BBC que a grande maioria dos peixes morreu, enquanto o clima frio dificultou as tentativas de resgate. O tanque continha mais de 100 espécies diferentes.
No entanto, o oficial do corpo de bombeiros James Klein disse mais tarde à mídia local que “várias dezenas” de peixes foram encontrados vivos em locais onde a água residual havia se acumulado. Ele disse que eles estavam sendo realojados em outros aquários.
Além disso, a Associated Press citou autoridades dizendo que estavam trabalhando para resgatar outros 400-500 peixes em tanques menores sob o saguão do hotel, que foram privados de oxigênio por causa do desastre.
Do lado de fora do Radisson Blu, uma pilha de detritos jazia em frente ao que eram as portas da frente, que agora pendem para a rua – torcidas em um ângulo pela força da explosão do tanque. Paul Maletzki estava no quarto andar com a namorada. Ele descreveu ter sido acordado por um estrondo alto e tremendo. Quando ele olhou para o saguão, viu água fluindo por ele. Eles e outros convidados foram posteriormente escoltados para fora do hotel por policiais armados.
A prefeita de Berlim Franziska Giffey foi ao hotel para ver os estragos e descreveu a explosão do tanque como sendo um tsunami.
Ela expressou alívio por ter acontecido tão cedo pela manhã – dizendo que cerca de uma hora depois, e o saguão e a rua do lado de fora estariam cheios de visitantes, muitos deles crianças. Sandra Weeser, deputada do parlamento federal alemão que estava hospedada no hotel, disse à televisão local que foi acordada por “uma espécie de onda de choque” e descreveu a cena do lado de fora do hotel como uma “imagem de devastação”.
Ela disse que peixes que podem ter sido salvos morreram congelados e se lembra de ter visto um “grande peixe-papagaio deitado no chão, congelado”. O aquário foi modernizado há dois anos e há um elevador de paredes transparentes construído para uso dos visitantes. Alguns dos quartos do hotel são anunciados como tendo vista para ele.
O corpo de bombeiros de Berlim disse que mais de 100 bombeiros foram enviados ao local e não ficou claro o que causou o rompimento.
Ele disse que usou cães de resgate para verificar a área dentro do hotel em busca de alguém potencialmente ferido, mas ninguém foi encontrado. A polícia disse que “grandes quantidades” de água estavam fluindo para as ruas próximas e as pessoas na área devem dirigir com cautela.
Uma fonte policial disse à mídia local que não há evidências de que a fuga tenha sido resultado de um ataque direcionado. Mas há especulações de que a temperatura de congelamento – que caiu para -6°C durante a noite – pode ter causado uma rachadura no tanque.
A autoridade de transporte público de Berlim disse que a rua Karl-Liebknecht fora do hotel foi fechada devido a “uma quantidade extrema de água na estrada”. O serviço de bondes na área também foi interrompido. O AquaDom foi inaugurado em dezembro de 2003 e recebeu o Recorde Mundial do Guinness por ser o maior aquário cilíndrico do mundo .




















