Tendo em vista a aproximação do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Obras de Santa Maria de Itabira vem intensificando os trabalhos de limpeza de bocas de lobo, desassoreamento do rio que corta a cidade, além de obras de muros de gabião e alargamento de locais mais vulneráveis.
Conforme o secretário de Obras, Ronaldo Geraldo dos Santos, não tem como se prevenir de uma situação como a que aconteceu em 2021, quando Santa Maria de Itabira foi tomada por temporais fortes que devastaram a cidade. Entretanto, ele afirmou que a administração está preparando a cidade para enfrentar com mais tranquilidade esse período.
“A expectativa é de que tenhamos cada vez menos problemas relacionados às chuvas, em função do trabalho que estamos executando. Embora os desafios ainda existam e sejam muitos, eu diria que Santa Maria de Itabira está mais capacitada, integrada e mobilizada para enfrentar as chuvas, que são abençoadas e necessárias para aliviar a seca”, salientou o secretário.
Ações realizadas: Desde o desastre em 2021, a Prefeitura vem realizando diversas obras de reconstrução de pontes, estradas e vias danificadas pelas fortes chuvas que assolaram o município. Capacitações e treinamentos para os entes municiais também são realizadas desde então com intuito de dar respostas mais ágeis em caso de necessidade.
– Treinamento e melhor estruturação da Defesa Civil (envio de uma caminhonete 4×4 e kits pelo Governo de Minas);
– Treinamento para melhorias nas análises e registros de boletins meteorológicos;
– Mapeamento de áreas de risco;
– Montagem do Plano de Contingência (em elaboração conjunta entre a Defesa Civil, Vigilância Sanitária, PSF´s, Assistência Social);
– Mobilização Comunitária em Áreas de Risco de Inundação e de Deslizamento;
– Formação e Implementação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s);
– Capacitações de entes municipais por meio de programas da Defesa Civil estadual;
– Orientações à população por meio de campanhas educativas realizadas pela Defesa Civil municipal (distribuição de panfletos, realização de podcasts, etc);
– Diversas obras de reconstrução de pontes, estradas e vias danificadas pelas chuvas de 2021 e 2022;
– Limpeza e desassoreamento do Rio Girau;
– Construção de redes pluviais em várias ruas e zona rural.




















