Pelo menos 146 pessoas morreram e 150 ficaram feridas em um tumulto caótico na capital da Coreia do Sul, Seul, o incidente ocorreu por volta das 22h locais de sábado (10h em Brasília), depois que milhares se reuniram em uma rua estreita para celebrar o Halloween.

Choi Seong-beom, chefe do corpo de bombeiros de Yongsan, em Seul, disse que o número de mortos pode aumentar à medida que as equipes de emergência continuam transportando os feridos para hospitais em Seul após a multidão no distrito de entretenimento de Itaewon na noite de sábado.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Autoridades disseram que muitas pessoas foram esmagadas até a morte às 22h20 depois que uma grande multidão começou a avançar em um beco estreito perto do Hamilton Hotel, um importante local de festa em Seul.

Muitas das vítimas eram mulheres na faixa dos 20 anos, disse Choi.

Testemunhas descreveram cenas caóticas momentos antes da debandada, com a polícia à disposição em antecipação do evento de Halloween, às vezes tendo problemas para manter o controle das multidões. Alguns ficaram presos por mais de uma hora antes de serem retirados do amontoado de pessoas no beco.

A polícia confirmou que dezenas de pessoas receberam ressuscitação cardiopulmonar (RCP) nas ruas, enquanto outras foram levadas para hospitais próximos.

“A área ainda é caótica, então ainda estamos tentando descobrir o número exato de pessoas feridas”, disse Moon Hyun-joo, outro funcionário da Agência Nacional de Bombeiros.

‘Pisado e esmagado’

Foi o primeiro evento de Halloween em Seul em três anos depois que o país suspendeu as restrições do COVID e o distanciamento social. Muitos dos festeiros usavam máscaras e fantasias de Halloween.

Imagens nas mídias sociais mostraram várias pessoas, tanto funcionários de resgate quanto cidadãos, realizando simultaneamente RCP em pessoas espalhadas pela rua. Vídeos mostraram dezenas de pessoas cobertas com plásticos azuis na beira da estrada.

Musun Kim, da Al Jazeera, reportando de Seul, disse que a área geralmente fica lotada durante a noite nos fins de semana, mas estava mais lotada do que o normal por causa das festas de Halloween.

“[A] debandada aconteceu em um pequeno aliado e várias pessoas começaram a cair e ficaram presas, foram pisoteadas e esmagadas, com algumas perdendo a consciência”, disse ele.

O governo metropolitano de Seul emitiu mensagens de texto de emergência pedindo às pessoas na área que voltassem rapidamente para casa.

Alguns meios de comunicação locais relataram que o incidente ocorreu depois que um grande grupo de pessoas correu para um bar de Itaewon depois de ouvir uma celebridade não identificada visitar o local.

As autoridades disseram que estão investigando a causa exata do incidente. O presidente Yoon Suk-yeol presidiu uma reunião de emergência com assessores seniores.

A mídia local disse que cerca de 100.000 pessoas se reuniram em Itaewon para as festividades de Halloween, que foram as maiores em anos após o relaxamento das restrições do COVID-19 nos últimos meses.

“Você veria grandes multidões no Natal e fogos de artifício… mas isso era 10 vezes maior do que tudo isso”, disse Park Jung-hoon, 21, no local.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance