Um funcionário que trabalhava na Mina do Pau Branco, da Vallourec, na BR-040, em Nova Lima/MG, escreveu no talude da mina “Lula 13” usando uma escavadeira. O caso teria acontecido na última sexta-feira (30/09), antes do primeiro turno das eleições deste ano, e teve repercussão nesta terça-feira (04/10).
A frase política rendeu compartilhamento nas redes sociais. Em uma das mensagens compartilhadas a informação é que o funcionário em questão teria sido demitido e preso, mas a empresa não confirmou essas informações para a reportagem, e limitou-se a dizer que tomou medidas administrativas em nota enviada.
A empresa alega que fez a readequação do espaço seguindo orientações técnicas. Isso porque talude é um terreno inclinado, como se fossem paredões que cercam a cava de uma mina. No local é preciso seguir rigorosos parâmetros de segurança do trabalho para evitar acidentes. Diante disso, a ação realizada pelo eleitor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerada de extrema irresponsabilidade, pois poderia causar acidente grave.
Alterações na estrutura do talude são perigosas
No final de semana, incluindo o domingo (02/10) de eleição, choveu na região de BH e Nova Lima e, para se ter uma ideia do risco da ação do funcionário, em janeiro um dique da Vallourec transbordou e atingiu a BR-040. Ou seja, alterações na estrutura do local podem gerar graves consequências.
O autor da propaganda política é contratado por uma empresa terceirizada. Confira a nota enviada pela empresa:
“A Vallourec confirma que o fato ocorreu em uma de suas propriedades e destaca que não compactua com a ação. A Empresa informa que as medidas administrativas necessárias foram tomadas junto à prestadora de serviço, sempre pautada pela ética e transparência em suas ações. A readequação da estrutura ao padrão visual original foi imediatamente realizada, conforme orientações técnicas vigentes.”