Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Diretoria de Controle de Zoonoses, realiza, das 9 às 13 horas, uma blitz educativa em frente ao Mercado Municipal Caio Martins da Costa, na avenida João Pinheiro.
O evento cumpre a Lei Municipal nº 5.382/22, de 19 de julho de 2022, de autoria do então vereador Bernardo Rosa, que sugeriu a instituição do 04 de outubro como o Dia da Campanha de Conscientização sobre a Adoção de Animais Domésticos.
A blitz é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro Universitário UNA de Itabira e das ONG’S e protetores dos animais, e tem como objetivo sensibilizar a população quanto à adoção, prevenção de doenças, cuidados e vacinação dos animais domésticos contra a raiva.
Os técnicos da Zoonoses estarão presentes para esclarecer dúvidas da população sobre os cuidados com os animais e com informações sobre doenças que podem acometer cães e gatos, como a raiva, a leishmaniose e outras doenças infecciosas.
Para instruir a população serão distribuídos também panfletos informativos sobre a adoção, a raiva e a leishmaniose, uma doença infecciosa transmitida por meio da picada do mosquito-palha. Esta doença não tem cura, mas tem tratamento, o que significa que um cão contaminado não está condenado à eutanásia.
Quanto à raiva, no estado de Minas Gerais, a doença corre risco de um surto, razão pela qual a intensificação da vacina se faz necessária.
O abandono de cães e gatos nas ruas da cidade tem preocupado os serviços de saúde, já que muitos destes animais podem estar doentes e transmitindo doenças para a população. Por isso, a Campanha sobre Adoção de Animais Domésticos tem sido uma medida das mais importantes para resolver o problema do abandono e da falta de um cuidador que zele pela saúde, assim como as blitz educativas que levam informações importantes para a população.
Previna-se contra as doenças transmitidas pelos animais, principalmente, cães e gatos. Saiba como mantê-los sempre saudáveis, limpos, vermifugados e vacinados. Proteger os animais domésticos é também dar proteção à sua família!
Se você ainda não vacinou seu pet, realizaremos a repescagem com a aplicação da vacina antirrábica. Não perca esta oportunidade!