Crédito Foto: Luiz Santana

As eleições 2022 acontecem no próximo domingo, 02 de outubro, e um estudo realizado pela empresa Multidados Pesquisa Profissional Avançada aponta que Bernardo Mucida (PSB) e Tito Torres (PSD) lideram as intenções de voto para deputado estadual. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, com 1.500 eleitores da microrregião de Itabira.

De acordo com o estudo, Bernardo Mucida aparece primeiro na preferência do eleitorado da microrregião, com 14% das intenções de voto. Já Tito Torres aparece em segundo, conquistando 11% dos votos. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos — e confiança de 93%.

Bernardo Mucida se diz animado com o resultado da pesquisa e faz um alerta aos itabiranos nessa reta final: “Itabira ficou 20 anos sem deputado e não recebia nada de verba. Itabira não pode ficar sem deputado. Essa história de candidatar só para atrapalhar o outro, Itabira conhece bem e sabe que isso só afunda a cidade. Em um ano e meio como deputado, eu consegui mais de R$27 milhões para Itabira, não podemos perder essa representatividade”, ressaltou Mucida, que é advogado, cientista político e desde fevereiro de 2021 atua em seu primeiro mandato como deputado estadual.

Investimentos na região

Ainda conforme a pesquisa, as áreas que mais necessitam de investimentos na microrregião de Itabira, segundo a opinião dos pesquisados, são: saúde (35%); geração de emprego (10%); segurança (14%); educação (7%); pavimentação de ruas e avenidas, urbanização (6%),; lazer esporte ou cultura (6%); estradas (6%); assistência social (4%), agricultura (3%); moradia (2%); energia (1%); e água (1%). Além disso, 1% dos entrevistados apontaram que nenhuma área precisa de investimento, 2% deram outras respostas e 3% foram indecisos ou não responderam.

A pesquisa

O estatístico responsável pelo estudo é Renato Alves Moreira, que tem registro de número 10984 no Conselho Regional de Estatística (Conre). Já a Multidados Pesquisa Profissional Avançada tem o seguinte registro no Conre: 8293. A pesquisa também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de identificação MG-05804/2022