A Perseverance da NASA está procurando por vestígios de vida no Planeta Vermelho. Anúncios de restos de seres vivos antigos não confirmados, portanto, são comuns, assim como a descoberta de algumas substâncias orgânicas em Marte no ano passado. A história tende a se repetir, mas hoje foi encontrado um forte sinal de matéria orgânica .
“As rochas que estudamos no delta têm a maior concentração de matéria orgânica que já encontramos na missão “, disse o cientista do projeto Ken Farley durante uma entrevista coletiva na quinta-feira, 15 de setembro. ” As moléculas orgânicas são os blocos de construção da vida e é interessante que tenham sido encontradas em um lugar habitável [ou seja, um lago].”
Esta área está localizada dentro da cratera Jezero, que abriga o que parece ser a convergência de um rio marciano e um lago formado há cerca de 3,5 bilhões de anos. As moléculas orgânicas encontradas são compostas por uma grande variedade de compostos constituídos principalmente de carbono e, além de conter os átomos essenciais de hidrogênio e oxigênio, outros elementos também foram observados, como nitrogênio, fósforo e enxofre.
É verdade que uma descoberta semelhante também foi feita pelo Curiosity e que existem processos químicos que produzem essas moléculas sem precisar de vida, mas a presença tão alta dessas moléculas específicas é considerada uma potencial bioassinatura e até mesmo a possível prova de vida passada para alguns. Infelizmente não saberemos a curto prazo, pois para ter os resultados exatos teremos que esperar que as amostras extraídas do Perseverance retornem à Terra.
Em suma, como sempre neste caso , ainda é cedo para dizer que amostras de moléculas relacionadas à vida foram encontradas em Marte porque será necessária uma confirmação (ou negação) oficial que ocorrerá – pelo menos – em 2026 como parte de a missão Sample Return Lander.