Ricardo Nortier, que vive na Venezuela, volta à cidade para trabalho credenciado em edital da Fundação Casa de Cultura; sua trajetória inclui apresentações na América Latina e Europa - ASCOM PMJM

Da Venezuela para João Monlevade: este é o caminho inverso do artista monlevadense Ricardo Nortier este mês. Ele vive no país vizinho desde 1996 e chega à cidade para ministrar uma oficina gratuita de preparação de atores e diretores de teatro no período de 17 a 21 de setembro, no auditório da Prefeitura. O trabalho foi credenciado no Edital da Fundação Casa de Cultura lançado em agosto.

Com 52 anos de idade e 30 de experiência teatral,  incursões em TV e cinema, premiações no currículo e apresentações mundo afora, Nortier destaca a emoção de poder trazer um pouco de seu conhecimento ao público local. “É divertido e ao mesmo tempo emocionante, depois de tanto tempo, poder voltar a Monlevade e dar um pouquinho do que Monlevade me deu”.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Na oficina, Nortier estará acompanhado pelo venezuelano Orlando Arocha Gonzales, um dos diretores mais importantes da Venezuela e um dos parceiros de Nortier em “La Caja de Fosforos”, companhia teatral e espaço para espetáculos próprios e de terceiros.

 “É um espaço super interessane, porque é de teatro de arte, e com ele a gente viaja para várias partes do mundo”, conta Ricardo a respeito de “La Caja de Fosforos”. Inglaterra, Espanha, Chile e Argentina estão entre os itinerários por onde já transitou o trabalho do grupo.

Consolidação

Ricardo Nortier, que começou em teatro em João Monlevade com o grupo “Roda Viva”, deixou a cidade em 1991 e graduou-se em arte teatral no Centro de Formação Artística (Cefar) do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Na capital mineira, criou o grupo “Circuito de Artes Cênicas” e acumulou alguns prêmios como diretor e cenógrafo. Depois, morou no Rio de Janeiro, atuando e ministrando oficinas. Em 1996, mudou-se para a Venezuela, onde, além da atuação teatral, é diretor da mostra de audiovisual “Ver para Crer”.

Como autor, assinou, entre outras, a peça “A Insólita Cozinha de Leonardo Da Vinci”, em que transpôs para o teatro os escritos gastronômicos do grande artista renascentista. O trabalho, selecionado em edital da Caixa Econômica Federal, circulou o Brasil e ganhou as páginas de jornais como “O Globo” e “Folha de São Paulo”.

Oficina

A Oficina de Preparação de Atores e Diretores tem duração de quatro dias. No primeiro dia, sábado (17), as aulas serão no horário de 14 às 18 horas. Nos demais – de 19 a 21 (segunda a quarta-feira) – serão de 18 às 20 horas.

Interessados em conhecer o trabalho de Nortier e aprender com sua experiência devem se inscrever por meio de formulário online, disponível nas redes sociais da Casa de Cultura,  https://forms.gle/xwSsLqTnxHvUiGRYA

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance