Desde junho, o Campeonato Itabirano de Futebol Amador Eduardo Maluf está movimentando os gramados de Itabira e dos distritos. Depois do River F.C ser condecorado como campeão da categoria sub-20, agora é a vez do futebol Amador principal e do master darem show nos campos.
Neste domingo (4), às 10h, o estádio Prudêncio Silva (Campo do Grêmio) recebe o primeiro confronto da categoria Amador Principal. O time do Santa Ruth E.C enfrenta o União E.C. Na oportunidade, a banda “Tô no Samba” será a responsável por animar e divertir a galera na abertura oficial. O evento é gratuito e realizado pela Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa).
Ao todo, 14 times disputarão o título. A tabela dos jogos será divulgada nas redes sociais da Prefeitura e da Lifa. De acordo com o presidente da Lifa, Ricardo Freitas,
“O futebol amador de Itabira é uma paixão! Com os jogos das três categorias estamos movimentando quase 650 atletas. A expectativa é a melhor possível para fazermos um evento lindo. A parceria entre a Prefeitura e Lifa está garantindo a grandeza que o campeonato merece”, destaca.
Master
Começa também na próxima semana, no feriado de 7 de setembro, a categoria Amador Master. Às 10h, o Santa Ruth E.C joga contra o União E.C em casa, no Campo do Santa Ruth. Nesta categoria, nove clubes disputam o título.
Campeonato Distrital de Futebol Amador Carlito da Farmácia
Até o dia 10 de setembro, a bola continua rolando nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. Pela primeira vez na história, a Lifa e a Prefeitura executam o Campeonato Distrital de Futebol Amador Carlito da Farmácia. Ao todo, quatro clubes estão participando: Salgado, Ipoema, Cachoeira Alta e Aliança.
Investimento
Depois de mais de três anos, a categoria agora pode contar com incentivo e investimento do poder público para realizar a competição. Como principal parceira, a Prefeitura firmou termo de fomento com o valor de R$ 212.454,44, que foram repassados à Lifa para a realização do campeonato.
Na esteira do campeonato, 12 campos de futebol serão revitalizados para que os clubes tenham acesso a estruturas dignas para a realização de atividades e torneios, investimento histórico no amador, nunca feito antes. Do total, nove gramados já estão em fase de recuperação.