Foto: Limpeza Bairro Vila Piedade / Redes Sociais

Em documento que será protocolado nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Itabira solicita do Governo de Minas a atualização das medidas ambientais que cercam as operações da Vale na cidade. Assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, o ofício é endereçado à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, Marilia Carvalho Melo.

“Episódios reiterados e recentes indicam que a Vale vem operando controles de poluição atmosférica de forma ineficiente e insuficiente, mostrando inadequação ao porte de geração de poluentes da atividade”, ressalta o documento. A Prefeitura também encaminhou à secretária registros de poluições do ano passado e os de ontem, que repercutiram também na internet em postagem de moradores.

Continua depois da Publicidade


Entre aqui em nosso Grupo de WhatsApp

Em 2015 a Vale protocolou pedido de renovação de sua licença para operação em Itabira. A mineradora conseguiu apenas a prorrogação do prazo da licença, mas o licenciamento ainda não foi concedido. A Prefeitura quer que o Estado dê andamento ao processo de renovação da Licença de Operação com aplicação de instrumentos mais rigorosos de controle ambiental.

Ver VALE3 no Google Finance
Ver PETR4 no Google Finance
Ver ITUB4 no Google Finance