A Lua pode parecer um lugar inóspito, mas isso não significa que esteja em todos os lugares. Pesquisadores da NASA descobriram algumas características geológicas peculiares conhecidas como “poços lunares”, onde há uma temperatura agradável de 17°C, ideal para os humanos trabalharem e viverem.
Os cientistas, em um novo estudo publicado na revista Geophysical Research Letters , focaram em uma caverna de 100 metros de profundidade localizada no Mare Tranquillitatis (uma área da lua) e usaram modelagem computacional junto com dados do Lunar Reconnaissance Orbiter.
“Os poços lunares são uma característica fascinante da superfície lunar”, disse o cientista do projeto Noah Petro, do Goddard Space Flight Center da NASA, em um comunicado. ” Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de explorá-las algum dia.”
Descobertos em 2009, esses “poços” podem ser muito úteis porque nesses locais os astronautas podem se abrigar das duras condições da superfície do satélite, como mudanças dramáticas de temperatura , raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos. “ Os seres humanos evoluíram vivendo em cavernas e cavernas para as quais poderíamos retornar quando vivemos na Lua ”, diz o coautor do estudo David Paige, líder do Diviner Lunar Radiometer Experiment que a equipe usou para fazer essas medições de temperatura.
Com informações Iflscience