Foto: XINHUA/ALAMY STOCK PHOTO

O espaço não é infinito, mas ainda é enorme. Miríades (Miríades; quantidade indeterminada, porém considerada imensa) de galáxias hospedam miríades de estrelas, que por sua vez permitem que uma miríade de planetas orbitem ao seu redor. E em alguns desses planetas, outras formas de vida inteligentes podem estar escondidas, os chamados extraterrestres ou alienígenas , uma obrigação para filmes de ficção científica.

Mas como se comunicar com eles a grandes distâncias? As comunicações quânticas podem ser a melhor maneira de enviar mensagens de um sistema estelar para outro. Os cientistas que tentaram calcular a possibilidade desse telefone interestelar sugeriram tentar procurar comunicações semelhantes, para ver se outras espécies fora da Terra já o estão usando. No entanto, não há como saber se haverá a possibilidade de se comunicar em uma velocidade maior que a da luz.

De fato, as comunicações quânticas usam as qualidades quânticas da luz para transmitir mensagens. Esse tipo de tecnologia é útil pela quantidade de informações que podem ser transmitidas de forma eficiente e sem a necessidade de transmissores de altíssima potência. Além disso, sua segurança permitiria que quaisquer civilizações inimigas não espionassem. Seria, portanto, um bom método – em um futuro muito distante – para se comunicar com colônias e outros sistemas estelares.

Até agora, a comunicação quântica foi demonstrada na ordem de centenas de quilômetros ou mesmo em uma comunicação entre a Terra e o satélite, portanto ainda em pequenas escalas que não permitem a comunicação interplanetária, mas segundo os professores Arjun Berera e Jaime Calderon-Figeruoa da Universidade de Edimburgo, haverá a possibilidade um dia de comunicar com Marte em tempo real ou, porque não, com outros sistemas estelares. O principal obstáculo é a engenharia por trás disso, não tanto a lei física.

De fato, no espaço os campos gravitacionais ou as nuvens de gás interestelar causam uma descoerência nos fótons que carregam a mensagem, enquanto a coerência quântica é necessária para se ter um método de transmissão eficaz. Os dois professores sugeriram superar esse desafio usando a parte do espectro que é baseada em raios X. Obviamente, então haverá a dificuldade de entender quais mensagens vêm de fontes naturais e quais são tecnológicas de outras civilizações: “Haverá haver uma grande quantidade de hipóteses e tentativa e erro para entender o sinal de comunicação quântica que foi recebido, mas, no entanto, pode-se pelo menos estar ciente da aparência de um sinal de uma fonte inteligente.

Certamente o quantum mudará a humanidade, mas enquanto isso já está mudando a forma como vemos o universo.